A Ir. Rosita Milesi, Missionária Scalabriniana e Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), foi agraciada com a prestigiosa Medalha Mérito Líder Comunitário do Distrito Federal. A Medalha Mérito Líder Comunitário é considerada a mais alta condecoração concedida pela Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade, órgão central formulador de políticas públicas voltadas às comunidades do Distrito Federal.
A honraria é concedida pelo Governo do Distrito Federal e foi instituída pelo Decreto nº 44.502/2023 como o reconhecimento da ação de expoentes da sociedade civil por seus méritos e excepcionais serviços prestados em prol do desenvolvimento e fortalecimento das comunidades do Distrito Federal.
Esse é um reconhecimento formal do Governo do Distrito Federal à dedicação incansável e ao trabalho essencial de Ir. Rosita Milesi em prol dos direitos humanos, com foco especial nas comunidades de migrantes, refugiados e deslocados que encontram no IMDH um porto seguro e uma voz ativa.
Ao receber a condecoração por sua atuação, Ir. Rosita expressou sua gratidão. “Esta honraria nos inspira e nos fortalece na missão de continuar defendendo os direitos e a dignidade de cada migrante, refugiado e deslocado. É um compromisso renovado com a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora no Distrito Federal e em todo o país.”
Em 2024, Ir. Rosita foi a vencedora do Prêmio Nansen Global do ACNUR (Agência da ONU para os Refugiados), que reconhece e celebra os trabalhos prestados por indivíduos, grupos ou organizações em prol dos refugiados. Ela foi a segunda brasileira a receber a distinção, após Dom Paulo Evaristo Arns, que foi laureado em 1985.
Saiba mais em: https://www.migrante.org.br/ir-rosita-milesi-diretora-do-imdh-recebe-a-medalha-merito-lider-comunitario-do-distrito-federal/
Por IMDH, com o Serviço de Comunicação













