O IV Capítulo Provincial acontece de 05 a 08 de maio de 2025, em Caxias do Sul/RS, e tem como tema: “Peregrinas da esperança em atitude sinodal, com os migrantes e refugiados”, e como lema: “A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).
Instagram: @scalabrinianasirmas
Facebook: Scalabrinianas
O último dia do capítulo provincial fechou com a celebração eucarística no Santuário de Caravaggio, onde as Irmãs participantes tiveram a oportunidade de entrar pela Porta Santa. A celebração foi presidida por D. Alessandro Ruffinoni, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul/RS.
O momento Mariano, com o tema: “Maria na caminhada da PMMM”, foi a celebração de envio, destacando a anunciação como o evento que ecoa na vida de todas as mulheres que se consagram a Deus no serviço aos pobres, aos migrantes e aos refugiados. Maria é destacada como expressão de fé, silenciosa, forte e servidora. A celebração destacou todas as mães que choram longe de seus filhos, aos jovens que partem cheios de sonhos, aos idosos que carregam saudades.
O dia encerrou-se com os agradecimentos às irmãs que coordenaram o capítulo e todas as que se dedicaram nos serviços do mesmo.
#SerScalabriniana por um mundo sem fronteiras
O IV Capítulo Provincial, em sintonia com o tema iluminador: “Peregrinas de Esperança”, refletiu no seu terceiro dia de encontro o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão” a partir do Documento Final do Sínodo, de 26 de outubro de 2024, com a assessoria de Pe. Leonardo Inácio Pereira, sacerdote da diocese de Caxias do Sul/RS.
O documento convida a viver a conversação no Espírito, um caminho de escuta profunda, abertura e discernimento comunitário. Este estilo sinodal, tão caro ao Papa Francisco, tem sido um marco na condução do processo sinodal da Igreja. Francisco nos ensina, com gestos e atitudes, que a unidade não se faz pela uniformidade, mas pela harmonia das diferenças, reconhecendo que o Espírito Santo age também na diversidade de pensamentos e sensibilidades.
Á tarde, o grupo refletiu sobre as duas questões:
• Quais as luzes e esperanças que emergiram a partir do tema refletido?
• Quais os desafios que devemos assumir como Congregação no próximo sexênio?
As ressonâncias iluminaram a vida e a missão das scalabrinianas.
O segundo dia de capítulo foi marcado pela celebração eucarística de abertura, a qual trouxe presente, em Jesus Ressuscitado, o desejo de sermos missionárias e peregrinas da esperança, na alegria e na missão de ajuda o próximo, especialmente os migrantes e refugidos, nesses 130 anos de Congregação.
Neste dia, o IV Capítulo Provincial nos convidou a a festejar, não apenas a memória, mas o fortalecimento da confiança na Providência Divina, da expansão missionária, das bênçãos recebidas, dos benfeitores e doções que marcaram a história das Scalabriniana.
O Capítulo prosseguiu com a eleição das Irmãs delegadas ao XV Capítulo Geral.
No dia 5 de maio teve início o IV Capítulo da Província Maria, Mãe dos Migrantes, realizado em Caxias do Sul/RS. Participam 43 Irmãs provenientes de diversas regiões onde as Missionárias Scalabrinianas estão presentes, na América do Sul e na África.
O Capítulo tem como tema: “Peregrinas da esperança em atitude sinodal, com os migrantes e refugiados”, e como lema: “A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).
O primeiro dia foi marcado pela chegada das Irmãs, acolhida fraterna e partilha da vida. A Irmã Alda Monica Malvessi, Superiora Provincial, deu as boas-vindas ao grupo e apresentou as orientações para os dias do Capítulo, incluindo a organização e formação dos grupos de trabalho.
© 2024 All rights reserved - DIREITOS RESERVADOS