Pesquisar

IV Capítulo Provincial

Peregrinas

da Esperança

O IV Capítulo Provincial acontece de 05 a 08 de maio de 2025, em Caxias do Sul/RS, e tem como tema: “Peregrinas da esperança em atitude sinodal, com os migrantes e refugiados”, e como lema: “A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).

Acompanhe as etapas e momentos do IV Capítulo Provincial pelos nossos canais de comunicação:

Instagram: @scalabrinianasirmas
Facebook: Scalabrinianas

08 de maio – Encerramento do IV Capítulo Provincial

O último dia do capítulo provincial fechou com a celebração eucarística no Santuário de Caravaggio, onde as Irmãs participantes tiveram a oportunidade de entrar pela Porta Santa. A celebração foi presidida por D. Alessandro Ruffinoni, bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul/RS.

O momento Mariano, com o tema: “Maria na caminhada da PMMM”, foi a celebração de envio, destacando a anunciação como o evento que ecoa na vida de todas as mulheres que se consagram a Deus no serviço aos pobres, aos migrantes e aos refugiados. Maria é destacada como expressão de fé, silenciosa, forte e servidora. A celebração destacou todas as mães que choram longe de seus filhos, aos jovens que partem cheios de sonhos, aos idosos que carregam saudades.

O dia encerrou-se com os agradecimentos às irmãs que coordenaram o capítulo e todas as que se dedicaram nos serviços do mesmo.

#SerScalabriniana por um mundo sem fronteiras

07 de maio – Terceiro dia do IV Capítulo Provincial

O IV Capítulo Provincial, em sintonia com o tema iluminador: “Peregrinas de Esperança”, refletiu no seu terceiro dia de encontro o tema “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão” a partir do Documento Final do Sínodo, de 26 de outubro de 2024, com a assessoria de Pe. Leonardo Inácio Pereira, sacerdote da diocese de Caxias do Sul/RS.

O documento convida a viver a conversação no Espírito, um caminho de escuta profunda, abertura e discernimento comunitário. Este estilo sinodal, tão caro ao Papa Francisco, tem sido um marco na condução do processo sinodal da Igreja. Francisco nos ensina, com gestos e atitudes, que a unidade não se faz pela uniformidade, mas pela harmonia das diferenças, reconhecendo que o Espírito Santo age também na diversidade de pensamentos e sensibilidades.

Á tarde, o grupo refletiu sobre as duas questões:
• Quais as luzes e esperanças que emergiram a partir do tema refletido?
• Quais os desafios que devemos assumir como Congregação no próximo sexênio?

As ressonâncias iluminaram a vida e a missão das scalabrinianas.

Carta à Superiora Geral comunicando Capitulares
do XV Capítulo Geral

06 de maio – Segundo dia do IV Capítulo Provincial

O segundo dia de capítulo foi marcado pela celebração eucarística de abertura, a qual trouxe presente, em Jesus Ressuscitado, o desejo de sermos missionárias e peregrinas da esperança, na alegria e na missão de ajuda o próximo, especialmente os migrantes e refugidos, nesses 130 anos de Congregação.

Neste dia, o IV Capítulo Provincial nos convidou a a festejar, não apenas a memória, mas o fortalecimento da confiança na Providência Divina, da expansão missionária, das bênçãos recebidas, dos benfeitores e doções que marcaram a história das Scalabriniana.

O Capítulo prosseguiu com a eleição das Irmãs delegadas ao XV Capítulo Geral.

PALAVRAS DE ABERTURA DO IV CAPÍTULO PROVINCIAL

Estimadas irmãs capitulares, “a esperança não engana, pois, o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5). Neste espírito foi convocado este IV Capítulo Provincial em preparação ao XV Capítulo Geral, em cuja convocação a Superiora Geral nos convida a acolhê-lo como dom de Deus para todas nós e sentir-nos partícipes desta manifestação do amor e graça de Deus.
 
Já acolhemos e respondemos em nossas comunidades vários instrumentos recebidos em preparação ao XV Capítulo Geral, como meio de nossa participação, e continuamos em atitude de escuta da nossa realidade e na escuta do que Deus está pedindo a cada uma e à Congregação, com a oração e reflexão na realização deste IV Capítulo Provincial. Por isso, é importante continuarmos em atitude de discernimento da vontade de Deus (cf. Rm 12,2) a respeito da nossa vocação e missão na Igreja, nas áreas da migração, saúde, educação, vocações, formação, espiritualidade, vida comum, sustentabilidade e outros aspectos que possam contribuir para que nosso testemunho seja profético e nosso agir missionário seja fecundo para o Reino de Deus em nosso tempo. 
 
Vivemos uma época em que a nossa vida consagrada e a missão são desafiadas pela era da internet, aliada com a pressa, então o espaço e o tempo são suplantados pelo «aqui e agora» e, com frequência, temos dificuldade de nos reunir e falar calmamente, e então sobrevêm a intolerância, o nervosismo, gerando insatisfação. Neste cenário estamos celebrando o Capítulo Provincial em preparação ao Capítulo Geral e podemos nos perguntar: Como agir?
 
O Papa Francisco nos diz que “do entrelaçamento de esperança e paciência, resulta claro que a vida cristã é um caminho, que precisa também de momentos fortes para nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus” (SNC, 5). Acreditamos que este seja o modo como podemos agir.
 
“Deixemo-nos, desde já, atrair pela esperança, consentindo-lhe que, por nosso intermédio, se torne contagiosa para quantos a desejam. Possa a nossa vida dizer-lhes: «Confia no Senhor! Sê forte e corajoso, e confia no Senhor» (Sal 27, 14)”. (SNC, 15).
 
Ir. Alda Monica Malvessi, mscs
Superiora provincial 
 
Caxias do Sul, 06 de maio de 2025
05 de maio – Abertura do IV Capítulo Provincial

No dia 5 de maio teve início o IV Capítulo da Província Maria, Mãe dos Migrantes, realizado em Caxias do Sul/RS. Participam 43 Irmãs provenientes de diversas regiões onde as Missionárias Scalabrinianas estão presentes, na América do Sul e na África.

O Capítulo tem como tema: “Peregrinas da esperança em atitude sinodal, com os migrantes e refugiados”, e como lema: “A esperança não engana, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito que nos foi dado” (Rm 5,5).

O primeiro dia foi marcado pela chegada das Irmãs, acolhida fraterna e partilha da vida. A Irmã Alda Monica Malvessi, Superiora Provincial, deu as boas-vindas ao grupo e apresentou as orientações para os dias do Capítulo, incluindo a organização e formação dos grupos de trabalho.

Artigos

Convite à Conversação no Espírito: Caminhar Juntos em Harmonia nas Diferenças

Peregrinas da Esperança: Rumo ao IV Capítulo Provincial

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?