Pesquisar

É POSSÍVEL PREVENIR O SUICÍDIO?

1 de setembro /2022
às 19hs

Pelo canal do youtube Scalabrinianas, com a Orientadora Educacional do ESI Colégio Santa Teresa, Ituiutaba MG, Ana Paula Dias Carvalho

CLIQUE NO VÍDEO E FAÇA SUA PRÉ-RESERVA ATIVANDO AS NOTIFICAÇÕES

É POSSÍVEL PREVENIR O SUICÍDIO?

Setembro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao suicídio. Assunto sério, mas ainda um tabu social que não que não é abordado pelos meios de comunicação de massa. Todos os dias, cerca de 30 brasileiros se suicidam, taxa superior a das vítimas de aids e de diversos tipos de câncer. E para cada morte desse gênero, em média, 5 ou 6 pessoas próximas ao falecido sofrem consequências emocionais, sociais e econômicas. Vale lembrar que fazem parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida não somente as tentativas de tirar a própria vida, mas também os pensamentos e os planos.

É importante destacar, antes de tudo, que suicídio não deve ser visto como uma decisão individual, de expressão do livre arbítrio. Tampouco é um ato de “coragem” perante um sofrimento extremo. Isso porque, conforme explica Karen Scavacini, psicóloga e fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, as pessoas que concretizam esse ato estão passando quase que, invariavelmente, por uma doença mental que altera, de forma radical, a sua percepção da realidade.

Mas como é possível ajudar alguém que esteja passando por problemas graves e ainda ter condições de suspeitar de que a pessoa tenha plano de tirar a própria vida? A psicóloga reforça que na grande maioria das vezes, o indivíduo dá sinais de sua intenção. Entretanto, como não estamos tão acostumados a ouvir e escutar o outro com clareza, esses sinais passam despercebidos ou só fazem sentido após o suicídio. Ou então, o que é muito comum, não levamos a sério a declaração e a interpretamos equivocadamente como uma brincadeira de mau gosto.

Para refletir sobre este assunto, vamos realizar uma live no dia 1 de setembro/22, às 19hs, pelo canal do youtube Scalabrinianas, com a Orientadora Educacional do ESI Colégio Santa Teresa, Ituiutaba MG, Ana Paula Dias Carvalho.

Venha participar conosco!

DIVULGUE EM SUAS REDES SOCIAIS
BAIXANDO OS ARQUIVOS.

Como baixar imagens pelo PC

Procure pela imagem que deseja baixar;
Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Salvar imagem como…”; Pronto!

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]