Aconteceu na quarta-feira, 22, a live “Vocação na perspectiva do Carisma Scalabriniano”, que refletiu as diversas vocações do ponto de vista do Carisma Scalabriniano. A transmissão está disponível no canal das Scalabrinianas no YouTube.
A transmissão teve como moderadora a Ir. Carmen Lucia, mscs e contou com a presença de Pe. Marcos Henrique da Silva Nunes, CS, Tiago Ubinski, Ir. Jakeline Danette, mscs e Isaias Pablo Klin Carlotto.
Pe. Marcos, que é Animador Vocacional dos Padres Scalabrinianos, partilhou sobre sua caminhada vocacional, demonstrando como o Carisma Scalabriniano se fez presente desde o início de sua caminhada. “A minha vocação nasce da acolhida e produz frutos em uma congregação em que o nosso carisma é a acolhida aos migrantes, aos marítimos, ao refugiado, àqueles que batem à nossa porta”, ressaltou.
Tiago Ubinski, que é professor e leigo, animou a transmissão com a apresentação de uma música sobre a família. Ele partilhou a vocação da família dentro da perspectiva Scalabriniana, destacando a importância dessa vocação. “A família é o berço do qual saem todas as vocações. Bons padres, como o Pe. Marcos que aqui está conosco hoje, com certeza saiu de uma boa família. Boas irmãs consagradas, irmãos consagrados saem da família. Bons pais, bons professores, bons médicos. Todas as vocações brotam da família”, sublinhou.
A Ir. Jakeline falou sobre sua vocação à Vida Consagrada, como Missionária Scalabriniana. Ela partilhou a própria experiência migratória, com os pais como migrantes brasileiros no Paraguai. “Vivemos a perspectiva da migração dentro da própria família e esse fato de migrar fez com que eu percebesse, ao longo do meu período de discernimento vocacional, como eu poderia ser uma resposta a esses desafios da migração”, disse ela, que recordou que, desde muito jovem, teve contato com as Irmãs e Padres Scalabrinianos.
Isaias Pablo Carlotto, coordenador-geral dos Leigos Missionários Scalabrinianos, partilhou sua vivência do Carisma como leigo Scalabriniano, recordando seus primeiros passos dentro da Família Scalabriniana. “A gente lembra muito de Scalabrini quando ele dizia “Tende a força de vossas convicções”. Eu acho isso fenomenal e um dos elementos que nos traz convicção é perceber que nós não estamos sozinhos e quando nós nos acercamos dos migrantes e nos fazemos migrantes, é uma dimensão muito linda do Carisma Scalabriniano que as Irmãs compartilham conosco, que os Padres compartilham conosco, e isso tudo faz com que, de fato, a Igreja se perceba e se sinta no mundo”, sublinhou ele.
Assista novamente a transmissão
Da Equipe de Comunicação