Pesquisar

México encontra 343 migrantes em trailer de caminhão, entre eles menores desacompanhados

No Ano Fiscal de 2023, mais de 874 mil migrantes já tentaram entrar nos EUA pela fronteira com o México

O Instituto Nacional de Migração (INM) do México resgatou no domingo, 5, à noite, 343 migrantes no trailer de um caminhão abandonado em uma estrada no Estado de Veracruz. Pelo menos 103 menores desacompanhados estavam entre os resgatados.

De acordo com o INM, foram resgatados também 212 adultos originários da Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador, além de 28 pessoas que estavam em grupos familiares, originários da Guatemala e El Salvador. Os 103 menores eram, em sua maioria, da Guatemala, segundo informou o Instituto.

O caminhão foi localizado na rodovia Cosamaloapan-La Tinaja, em Veracruz, sem motorista. “Foi detectada a presença de pessoas dentro do trailer, que tinha um piso duplo de estruturas metálicas, bem como ventiladores ancorados na parte inferior e aberturas no teto”, informou o INM em comunicado.

Segundo o Instituto, os migrantes usavam braçadeiras coloridas como meio de identificação. Os menores de idade ficarão sob a tutela do Sistema de Desenvolvimento Integral da Família (SDIF) do Estado, enquanto que os adultos iniciarão o procedimento administrativo para definição de sua situação jurídica em território mexicano.

O México é a principal rota de entrada ilegal de migrantes nos Estados Unidos. No Ano Fiscal de 2023, iniciado em outubro de 2022, mais de 874 mil migrantes foram detidos tentando cruzar a fronteira entre EUA e México sem documentos. No Ano Fiscal de 2022, encerrado em setembro do ano passado, foram mais de 2,3 milhões.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]