A Missão Scalabriniana da Comunidade Missionária Discípulas de Emaús, na Arquidiocese de Fortaleza/CE, realiza diversas ações, uma delas é o caminhar na escuta e acolhimento dos migrantes e refugiados, especialmente as mulheres.
A semana santa foi um momento especial de fazer com elas o caminho da cruz a Ressurreição através da liturgia. Na quinta-feira santa, nossa presença se deu na visita a Unidade Prisional feminina, onde se encontram 740 mulheres. A celebração do lava pés foi um momento de aproximação com estas mulheres, depois de 3 anos sem a presença da pastoral.
As visitas à Unidade Prisional acontecem uma vez por semana junto às irmãs da Redenção da Pastoral Carcerária, onde podemos estar com as mulheres e ser escuta e uma ponte com familiares de outros estados ou países.
Na Casa de Acolhida Maria Mãe dos Migrantes, acolhemos, no início de mês de abril, 36 pessoas, todas famílias da Venezuela, sendo 9 mães que fizeram a travessia com seus filhos menores e são as chefes de família em busca de melhores condições de vida. Esta missão se dá na parceria da Pastoral dos Migrantes com a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Outras visitas foram realizadas às mães que chegam de Cuba, Cabo Verde, Guiné Bissau, Colômbia. Uma das realidades de mães são as que permanecem sozinhas com seus filhos e os pais migraram pra outros países. A falta do pão, moradia, trabalho é a escuridão da noite que as motiva a sair depressa na madrugada em busca de mais vida e dignidade humana.
Participam da missão pessoas voluntárias, as jovens aspirantes de nossa comunidade, que vivenciam conosco a espiritualidade Scalabriniana e que também buscam viver a presença de Jesus Ressuscitado em cada encontro de escuta e partilha do pão. “…nosso coração ardia, enquanto ele nos falava pelo caminho e no partir do pão… Realmente o Senhor ressuscitou.” Cfe Lc 23
Confira imagens das atividades da Comunidade Missionária Discípulas de Emaús:
Por Ir. Idalina Pellegrini, com a colaboração da Equipe de Comunicação Virtual