Pesquisar

Missão Scalabriniana em Fortaleza: Semana Santa no caminho de Emaús

A Missão Scalabriniana da Comunidade Missionária Discípulas de Emaús, na Arquidiocese de Fortaleza/CE, realiza diversas ações, uma delas é o caminhar na escuta e acolhimento dos migrantes e refugiados, especialmente as mulheres.

A semana santa foi um momento especial de fazer com elas o caminho da cruz a Ressurreição através da liturgia. Na quinta-feira santa, nossa presença se deu na visita a Unidade Prisional feminina, onde se encontram 740 mulheres. A celebração do lava pés foi um momento de aproximação com estas mulheres, depois de 3 anos sem a presença da pastoral.

As visitas à Unidade Prisional acontecem uma vez por semana junto às irmãs da Redenção da Pastoral Carcerária, onde podemos estar com as mulheres e ser escuta e uma ponte com familiares de outros estados ou países.

Na Casa de Acolhida Maria Mãe dos Migrantes, acolhemos, no início de mês de abril, 36 pessoas, todas famílias da Venezuela, sendo 9 mães que fizeram a travessia com seus filhos menores e são as chefes de família em busca de melhores condições de vida. Esta missão se dá na parceria da Pastoral dos Migrantes com a Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.

Outras visitas foram realizadas às mães que chegam de Cuba, Cabo Verde, Guiné Bissau, Colômbia. Uma das realidades de mães são as que permanecem sozinhas com seus filhos e os pais migraram pra outros países. A falta do pão, moradia, trabalho é a escuridão da noite que as motiva a sair depressa na madrugada em busca de mais vida e dignidade humana.

Participam da missão pessoas voluntárias, as jovens aspirantes de nossa comunidade, que vivenciam conosco a espiritualidade Scalabriniana e que também buscam viver a presença de Jesus Ressuscitado em cada encontro de escuta e partilha do pão. “…nosso coração ardia, enquanto ele nos falava pelo caminho e no partir do pão… Realmente o Senhor ressuscitou.” Cfe Lc 23

Confira imagens das atividades da Comunidade Missionária Discípulas de Emaús:

Por Ir. Idalina Pellegrini, com a colaboração da Equipe de Comunicação Virtual

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]