Entre os dias 16 de outubro e 9 de novembro de 2025, em Roma/Itália, acontece o XV Capítulo Geral da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, com o tema: “Caminhar juntos… com migrantes e refugiados”, inspirado na passagem bíblica “O próprio Jesus aproximou-se” (Lc 24,15).
O Capítulo Geral é o momento mais importante da vida da Congregação, no qual, em clima de discernimento, oração e escuta, definem-se os caminhos da missão para os próximos anos. Neste ano em que a Congregação celebra seus 130 anos de fundação, o Capítulo torna-se ainda mais significativo: é tempo de memória agradecida pelo percurso já trilhado e de renovação do compromisso de seguir ao lado dos migrantes e refugiados.
Fundada em 1895 pelo Bispo de Piacenza/Itália, João Batista Scalabrini, e inspirada pelo testemunho de Madre Assunta Marchetti, a Congregação dedica-se, atualmente, à missão junto a migrantes e refugiados nos 27 países onde está presente, acompanhanso pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e mobilidade humana, promovendo dignidade, inclusão e solidariedade, em fidelidade ao Evangelho e ao carisma scalabriniano.
O XV Capítulo Geral reunirá 32 irmãs representantes vindas de diferentes continentes e áreas de atuação missionária – apostolado, saúde, educação, comunicação, juventudes e administração. Essa diversidade torna o encontro um verdadeiro espaço de diálogo intercultural e de universalidade, reflexo da presença internacional da Congregação.
Seguindo o estilo sinodal e a metodologia da conversação no Espírito, o XV Capítulo Geral terá como foco o aprofundamento do tema: “Abraçar as vulnerabilidades para caminhar com esperança”, fortalecendo a vida consagrada, a centralidade em Jesus Cristo e a comunhão com a Igreja. As decisões tomadas orientarão as prioridades e os caminhos da Congregação nos próximos seis anos, em sintonia com a caminhada sinodal da Igreja e com os apelos do Papa Francisco por uma Igreja em saída, próxima dos pobres e dos migrantes.
Realizado no coração da Europa, o Capítulo acontece em um contexto marcado por intensas transformações sociais e culturais ligadas às migrações, sendo uma ocasião privilegiada para refletir, na Igreja e com a Igreja, sobre os desafios globais da missão scalabriniana em favor de migrantes e refugiados.
As Irmãs Scalabrinianas convidam a todos a unir-se em oração, para que este evento seja vivido com abertura de coração e esperança, sob a intercessão de São João Batista Scalabrini e de Madre Assunta Marchetti. Que juntos possamos testemunhar, com os migrantes e refugiados, o esplendor da ternura, da compaixão e do amor de Deus Pai.
Por Ir. Luciana Pitol, do Serviço de Comunicação