Em 2026, as Scalabrinianas celebram com alegria os jubileus de 50 anos da presença Scalabriniana na Diocese de Bagé/RS e os 25 anos da fundação do Bienvenu Shelter, em Joanesburgo, África do Sul.






No início de março de 1974, o bispo da Diocese de Bagé, Dom Ângelo Mugnol, solicitou à Madre Provincial, Ir. Thereza Benedetto, o envio de uma Irmã para auxiliar na pastoral local. Como resposta, uma Irmã foi enviada para assumir essa missão. Sentindo a necessidade de maior presença para atender aos diversos ministérios da diocese, uma nova Irmã chegou ainda em 1974.
No ano seguinte, 1975, a comunidade foi visitada pela Madre Geral, que ajudou na organização da nova comunidade religiosa. Em 16 de fevereiro de 1976, a comunidade foi oficialmente instalada com o nome de Comunidade Betânia. Este momento representou uma grande alegria para o bispo Dom Ângelo Mugnol, que há anos vinha solicitando a presença das Irmãs na diocese, bem como para toda a comunidade.
Era o início do novo milênio e, na cidade de Joanesburgo, assim como em todo o mundo, a Igreja celebrava o Jubileu. No serviço pastoral realizado no Departamento de Pastoral para Migrantes e Refugiados da Arquidiocese de Joanesburgo, juntamente com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas, constatou-se a necessidade de tantas mulheres refugiadas e seus filhos, que fugiam de conflitos e perseguições em busca de uma vida melhor. Ao chegarem a Joanesburgo, não tinham para onde ir nem acesso a um espaço seguro e protegido para as mulheres refugiadas – especialmente quando estavam acompanhadas de crianças em grave situação de vulnerabilidade.
Em 23 de março de 2001, graças a uma série de fatores positivos e à solidariedade, ideias, recursos, serviços e amor compartilhados, surgiu em um bairro periférico da cidade de Joanesburgo um lar para mulheres e crianças refugiadas chamado Abrigo Bienvenu para Mulheres Refugiadas e seus Filhos.
O nome do abrigo é uma homenagem ao fundador da Congregação das Irmãs da Sagrada Família, Pierre-Bienvenu Noailles, que doou o edifício, localizado nos arredores de Joanesburgo, onde a obra teve início.
Este início só foi possível graças ao trabalho conjunto, em parceria com doadores, amigos e organizações parceiras, de serviços locais e internacionais, que dedicaram seu tempo, empenho e apoio material a esta importante missão de “Ajudar mulheres e seus filhos a melhorarem suas vidas”.