O Centro Scalabrini de Ressano Garcia, Moçambique, iniciou ano com muitas novidades, alegria e disposição para dar continuidade a Missão. Neste ano, para possibilitar a formação profissional dos adolescentes e jovens da vila de Ressano Garcia, as Irmãs Scalabrinianas implementaram novos cursos: Gestão de negócio, Contabilidade, Corte e Costura e Artesanato, além dos cursos de Inglês, Informática e Corte de Cabelo que permanecem, porém, com um novo material para estudo.
As Irmãs querem reforçar a aprendizagem escolar das crianças e adolescentes e ampliar o número de alunos da primária, como também, abrir horários para os alunos da secundária a fim de participarem das aulas de explicação. Num gesto de partilha, oferecem almoço diário para 50 crianças vulneráveis da vila.
Da mesma forma e atentas às necessidades das crianças vulneráveis e adolescentes migrantes da vila, as Irmãs auxiliam na entrega de material escolar, taxas de matrículas e uniformes.
O Centro Scalabrini atende uma vasta demanda de migrantes e refugiados, por meio de visitas, encontros, comida, vestuário e, acima de tudo, apoio na documentação.
O trabalho do Centro quer ser uma resposta ao Carisma Scalabriniano nessa realidade sofrida, no intuito de “proteger, promover e integrar os migrantes.” (Papa Francisco).
O Centro Scalabrini, atento as necessidades das crianças vulneráveis e adolescentes migrantes da Vila, auxilia na entrega de material escolar, taxas de matrículas e uniformes:
“Onde está o povo que trabalha e sofre, aí está a Igreja” (São João Batista Scalabrini)
Por Ir. Marlene Zanella