Pesquisar

Moçambique

Sociopastoral

Comunidade Jesus Refugiado – Maputo – Moçambique

Visando a promoção, integração, cuidado da vida de quem precisa, a Comunidade Jesus Refugiado, realiza atividades em diferentes locais. No Centro João Batista Scalabrini, é realizada a acolhida e promoção humana para migrante repatriados e crianças e jovens migrantes e em situação de vulnerabilidade. No Centro Dia, são ofertadas atividades de reforço escolar, cursos profissionalizantes e apoio nutricional para crianças e jovens. Na Casa de Acolhida são ofertados serviços de formação humana e espiritual para jovens migrantes, apoio escolar, vestuário, documentação, encaminhamento a órgãos públicos, auxílio a moradia e visitas domiciliares aos atendidos.

As atividades realizadas pela Comunidade acontecem de segunda a sexta e são realizadas pelas Irmãs, colaboradores e voluntários.

Comissão Episcopal para Migrantes, Refugiados e Deslocados (CEMIRDE)

A Comissão Episcopal para Migrantes, Refugiados e Deslocados (CEMIRDE) é um Organismo da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) e existe desde o início dos anos 90, quando Moçambique caminhava para o fim da guerra civil, para responder ao fluxo de moçambicanos exilados que desejavam retornar à pátria. A CEMIRDE busca servir as pessoas em situação de mobilidade, incluindo os deslocados pelo terrorismo no Distrito de Chiure, Província de Cabo Delgado e Diocese de Pemba, por meio de ações focalizadas na promoção humana, assistência psicossocial, pastoral e espiritual.

Centro João Batista Scalabrini – Ressano Garcia Por sua atuação no campo social em seus 28 anos de trabalho, o Centro João Batista Scalabrini é a maior organização não-governamental sem fins lucrativos da vila de Ressano Garcia, localizada no Sul de Moçambique, na fronteira com a África do Sul, e possui grande influência na região por ser vista de forma positiva pela população. O Centro realiza atividades de sensibilização comunitária por meio de palestras, dinâmicas, encontros e visitas às famílias, com a intenção de minimizar os problemas sociais que afetam os direitos das crianças e adolescentes, e a fim de responder aos desafios da realidade migratória, assim como ao abuso de menores e exploração laboral e sexual.

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]