Pesquisar

São Paulo

Sociopastoral

Colégio Madre Assunta Marchetti: Vila Prudente – São Paulo 

Com o objetivo de atender a população em situação de vulnerabilidade, o Colégio Madre Assunta Marchetti, na Vila Prudente, atende crianças de 6 a 14 anos no contraturno escolar, com atividades de música, artes, esportes e reforço escolar. As atividades são ofertadas pelas Irmãs, funcionários, voluntários e benfeitores que colaboram de maneira organizada e responsável a fim de estimular o desenvolvimento das competências pessoais, relacionais, cognitivas que promovam uma vida digna, humana, integrada e produtiva na sociedade.

 

CESPROM (Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante): Cambuci – São Paulo 

Com o objetivo de dar aos migrantes recursos tecnológicos, oportunizar geração de renda e desenvolver conhecimento sobre o mundo do trabalho. O CESPROM oferta cursos profissionalizantes de informática, auxiliar de cabelereiro, manicure, além de aulas de português voltadas aos migrantes. A formação dos alunos acontece com aulas teóricas e práticas, com a presença de modelos para que os alunos dos cursos da área da beleza possam praticar e palestras com temas específicos e relevantes para o público atendido.

 

CESPROM (Centro Scalabriniano de Promoção do Migrante): Jundiaí – São Paulo 

O CESPROM atua na cidade de Jundiaí com o objetivo de facilitar o acesso de imigrantes e refugiados a cursos profissionalizantes, para facilitar sua entrada no mercado de trabalho ou permitir a geração autônoma de renda. No Centro, são oferecidos atendimento de assistência social aos imigrantes, distribuição de kits de frutas e legumes, aulas de Português e diversos cursos profissionalizantes como: manicure, panificação e confeitaria, auxiliar de cozinha, barbeiro, corte costura, informática, entre outros, com atividades presenciais e online e obtenção de certificado ao final do curso. Além disso, o CESPROM promove reuniões, palestras e encontros culturais e recreativos. Os atendimentos são realizados de forma aberta para os que vem espontaneamente ou encaminhados por outras instituições.

 

Missão Scalabriniana: Pari – São Paulo 

Oferecendo atendimento 24h para imigrantes e com 200 vagas, a Missão Scalabriniana em São Paulo, com o objetivo de tirar os migrantes das ruas, realiza o acolhimento destes em sua unidade. No local, os imigrantes recebem orientações sobre documentação e emprego e tem acesso a serviços de saúde e alimentação. Na missão, os funcionários, Irmãs e outros profissionais voluntários são parte imprescindível na tarefa de integrar os migrantes atendidos na sociedade.

 

Casa Madre Assunta Marchetti – Projeto apelo à solidariedade: Vila Prudente – São Paulo

A missão realiza a cada semestre a acolhida de 6 famílias imigrantes vindas da Venezuela, que recebem acesso à recursos de vestuário, alimentação, além de cursos profissionalizantes em diversas áreas, apoio e acompanhamento educacional, aulas de português e palestras de orientação para o mercado de trabalho. Visando a autonomia dos migrantes, a acolhida integral realizada na missão orienta para aquisição de documentos e para a inserção na sociedade brasileira, com apoio financeiro, quando necessário, para a aquisição de bens básicos para a casa, assim como realiza a doação de cestas básicas quando as famílias deixam a casa de acolhida. As atividades são realizadas com o apoio de voluntários e parcerias com outras instituições, como Serviço Pastoral do Migrante e Visão Mundial além de empresas que oferecem emprego aos migrantes, assim como os próprios migrantes que passaram pela casa e podem oferecer trabalho aos que chegam.

Educação

Colégio Padre Marchetti: Santo André – São Paulo 

O Colégio Padre Marchetti oferta o ensino fundamental I, que compreende o ensino dos 6 aos 12 anos de idade, para crianças em condição de vulnerabilidade social. Tendo em vista que crianças provenientes de famílias que vivem com dificuldades econômicas e habitam em comunidades vulneráveis, tendem a apresentar mais problemas de desempenho escolar e de comportamento, o ensino ofertado visa estabelecer uma parceria entre família e escola, atuando juntos para que os alunos se desenvolvam de maneira integral e alcancem todo o potencial que possuem.

 

ESI (Educação Scalabriniana Integrada) Colégio São José: Santo André – São Paulo 

A rede ESI é formada pelos doze colégios das Scalabrinianas e promovem uma educação de excelência fundamentada nos valores humanos e cristãos. Comprometida com uma educação de qualidade e formação integral do ser humano, a partir dos valores da acolhida, respeito às diferenças, do diálogo e da solidariedade. 

Site: esicolegiosaojose.com.br

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]