Mais de 1 milhão de migrantes entraram no Brasil nos últimos 14 anos
A Polícia Federal realizou na sexta-feira, 29, em Boa Vista/RR, a prisão em flagrante de duas pessoas pela promoção de migração ilegal de estrangeiros no país. Durante a ação, foi descoberto um imóvel com cerca de 40 imigrantes.
De acordo com nota da PF, a ação aconteceu após Guarda Civil Municipal abordar um veículo que transportava seis migrantes cubanos em Bonfim/RR. Durante a abordagem foi verificado que o motorista era responsável pelo transporte e ingresso irregular no Brasil.
A equipe de policiais obteve, durante a condução do procedimento administrativo a informação de uma residência em Boa Vista que estaria concentrando outros estrangeiros em situação migratória irregular. No imóvel, foi constatada a presença de cerca de 40 migrantes, a maioria de nacionalidade cubana.
Durante a ação, os policiais abordaram um homem venezuelano que, além de trabalhar na hospedaria, conduzia a intermediação em território brasileiro com os chamados “coiotes”, prestando suporte logístico à entrada ilegal de estrangeiros no Brasil. De acordo com a PF, ao término dos procedimentos, os dois homens foram presos e encaminhados ao sistema prisional.
Segundo o Boletim das Migrações, divulgado em outubro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), entre janeiro de 2010 e agosto de 2024 um total de 41.800 migrantes de Cuba solicitaram asilo no Brasil, dos quais 1.093 foram reconhecidos como refugiados. Apenas entre janeiro e agosto de 2024, 11.335 cubanos solicitaram refúgio no Brasil, sendo 2.108 no mês de agosto.
O Boletim aponta que nos últimos 14 anos o Brasil registrou a entrada de 1.700.686 migrantes, entre residentes, temporários e fronteiriços. O maior fluxo registrado foi de migrantes da Venezuela (500.636), do Haiti (183.102), Bolívia (110.795), Colômbia (84.561) e Argentina (69.569).
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação