O Serviço De Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Conviver, foi criado pela Casa Madre Assunta Marchetti, em São Paulo, e atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos completos, em situação de vulnerabilidade social. As atividades do projeto visam favorecer a interação, o desenvolvimento do protagonismo social e o fortalecimento dos vínculos sociais, familiares e comunitários, conforme a Tipificação dos Serviços Socio assistenciais ( Resolução nº109/09 CNAS), bem como os princípios e diretrizes do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS/93) e Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Projeto Conviver é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que, aos cuidados das irmãs missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, oferece proteção social básica às crianças e adolescentes em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).
O que realiza
Nos momentos em que as crianças e adolescentes se encontram no projeto é oferecido a eles alimentação adequada e saudável com cardápio nutricional, oficinas e atividades de cultura e lazer. As atividades do Projeto Conviver visam o desenvolvimento das competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas das crianças, bem como, acesso aos serviços de assistência, educação, saúde, esporte e lazer existentes no território e região.
O projeto conta com 14 colaboradores nas áreas: direção, assistência social, administrativo, limpeza, cozinha, educação e manutenção. Conta, também, com média de 22 voluntários que oferecem serviços como aulas de artesanato, psicólogas, pedagogas, teatro, eventos e serviços gerais quando se faz necessário.