Pesquisar

Centro João Batista Scalabrini – Ressano Garcia

RESSANO GARCIA – MOÇAMBIQUE

"A serviço da vida e da esperança!"

O Centro João Batista Scalabrini realiza diversas atividades de sensibilização e promoção de cursos profissionalizantes, além de assistência com documentação, orientação e acolhida de emergência na Casa de Acolhida do Centro, entre outras.

A Missão Scalabriniana em Ressano Garcia, Moçambique, começou em 1994, quando, após a chegada das primeiras Irmãs foi organizado o primeiro encontro com pais e encarregados de educação. Após o início dos trabalhos com a educação, as Irmãs iniciam o planejamento do Centro João Batista Scalabrini, para acolher meninos de rua.

O Centro em números

O Centro João Batista Scalabrini atua na Acolhida, Apoio e Promoção Humana para Migrantes, Repatriados, Residentes e Crianças Migrantes.

Anos de
trabalho
1
atendidos
por ano
1
jovens formados
profissionalmente
1
atendimentos
de emergência
1

Conheça o Centro

O Centro João Batista Scalabrini está localizado em Ressano Garcia, vila situada no Sul de Moçambique, fronteira com a República da África do Sul (RAS). Ressano Garcia é um Posto Administrativo do Distrito de Moamba, que pertence à Província de Maputo. A vila de Ressano Garcia tem uma população estimada em 12.600 habitantes, e é marcada pela escassez de serviços públicos e infraestrutura. A vila está localizada na fronteira mais movimentada do país, o que resulta nas especificidades e problemas de uma localidade fronteiriça, como grande fluxo de pessoas transitando a fronteira, pessoas desempregadas ou no mercado informal, ocorrências de tráfico humano ou de órgãos do corpo humano, exploração sexual, migrantes em situação de vulnerabilidade e abuso infantil.

Por ser vista pela população de outras áreas como uma vila próspera e de melhor acesso a emprego ou atividades econômicas, Ressano Garcia tem grande parte de sua população constituída por pessoas em mobilidade. A vila recebe migrantes temporários, migrantes internos, migrantes que tentam atravessar a fronteira de forma regular ou irregular e também migrantes repatriados que cruzaram de forma irregular e são devolvidos pelas autoridades sul-africanas. Nesse contexto, as Missionárias Scalabrinianas atuam em Ressano Garcia desde 29 de abril de 1994, quando chegaram à região a convite do Padre Jean Pierre Le Scour e Dona Helena de Sousa.

O que realiza

Por sua atuação no campo social em seus 28 anos de trabalho, o Centro João Batista Scalabrini é a maior organização não-governamental sem fins lucrativos da vila de Ressano Garcia e possui grande influência na região por ser vista de forma positiva pela população. O Centro realiza atividades de sensibilização comunitária por meio de palestras, dinâmicas, encontros e visitas às famílias, com a intenção de minimizar os problemas sociais que afetam os direitos das crianças e adolescentes, e a fim de responder aos desafios da realidade migratória, assim como ao abuso de menores e exploração laboral e sexual.

O Centro presta, também, assistência direta, aconselhamento e auxílio com a documentação a repatriados, mulheres, crianças e jovens migrantes, com especial foco na orientação e encaminhamento de crianças, adolescentes e mulheres em movimento para entidades governamentais, além de auxílio emergencial em alojamento, vestuário, alimentação, passagens e encaminhamento a atendimento médico.

As instalações das Irmãs Scalabrinianas contam com o principal espaço físico do Centro João Batista Scalabrini, com pouco mais de 15.000 metros quadrados e 8 prédios construídos, que servem de escritórios, salas de aulas, dormitórios, padaria, gelateria, além de uma quadra de futebol e um parquinho de diversões para crianças.

Adicionalmente, o Centro inclui a Casa de Acolhida, cedida por meio de cooperação com a polícia de fronteira. Trata-se de um prédio de 5 cômodos localizado próximo à Estrada Nacional 4, que serve como ponto de apoio para os ativistas, local de reunião dos meninos migrantes que trabalham nas beiras da via e onde são atendidas suas necessidades espontâneas e pontuais, além de poder acomodar pessoas que necessitem de acomodação em caráter emergencial.

Por que realiza

O Centro João Batista Scalabrini atua para contribuir  na melhoria das condições de vida e a defesa, fortalecimento e promoção dos direitos fundamentais de repatriados, jovens e crianças migrantes e residentes.

Entre em contato

Telefone: +258 857965669

E-mail: [email protected]

Facebook: Centro João Batista Scalabrini

Localização

Bairro Eduardo Mondlane – QI – Casa no. 3
Ressano Garcia – Distrito de Moamba

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]