Pesquisar

Seminário virtual celebrou 10 anos da beatificação de Madre Assunta Marchetti

Neste sábado, 05, aconteceu o Seminário “Uma leitura atualizada da vida e missão da Bem-aventurada Assunta Marchetti”, que celebrou os 10 anos da beatificação de Madre Assunta Marchetti. A acolhida foi realizada pela Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral das Scalabrinianas.

A Irmã Leticia Gutierrez Valderrama, do México, falou sobre o tema “Uma leitura atualizada da bem-aventurada Assunta Marchetti”. Ela destacou a experiência de Madre Assunta com a migração, recordando que, para além da migração entre continentes como missionária, ela também teve a experiência da migração interna, dentro da Itália, quando criança, que a aproximou desde cedo do contexto da mobilidade humana.

Ela sublinhou que essa experiência de Madre Assunta pode, também, ser vista em muitas Irmãs Scalabrinianas, que migram de suas cidades e países de origem no acompanhamento aos migrantes e refugiados.

A Irmã Albertina Pauletti, brasileira, que vive em Tijuana/MX, falou sobre o tema “Viver Madre Assunta no dia a dia junto as mulheres migrantes na Casa Madre Assunta de Tijuana/Bienaventurada Assunta Marchetti la cuidadora hoy en la Casa Madre Assunta, México.”

Irmã Albertina relatou sua experiência no trabalho na Casa Madre Assunta, de Tijuana/MX e ressaltou que Madre Assunta vive em cada irmã que se dedica ao cuidado dos migrantes, pois deixou seu exemplo de vida e serviço incansável às populações em mobilidade.

A migrante Zuly Hernández, do México, contou sobre sua experiência migratória após ser deportada dos Estados Unidos, onde viveu por 23 anos de forma irregular, ao tentar retornar ao país após viajar ao México por problemas de saúde. Ela foi acolhida pela Casa Madre Assunta, de Tijuana, após indicação de outra mulher no centro de detenção e se tornou voluntária na instituição.

Milca Barros da Silva contou sobre sua experiência de acolhimento na Casa Madre Assunta, da Vila Prudente, em São Paulo, Brasil, onde viveu por 2 anos enquanto ainda era criança. Ela destacou a importância da instituição no seu desenvolvimento pessoal e espiritual. Atualmente Milca atua como voluntária na Casa Madre Assunta, participando da equipe do projeto Noites do Bem, que realiza eventos beneficentes em prol da instituição e do Projeto Conviver.

Ao final do Seminário, foi apresentado o livro da Irmã Lice Maria Signor sobre a história da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, que aborda o período de 2001 a 2019. O livro pode ser acessado através do link: https://www.csem.org.br/livros/irmas-missionarias-de-sao-carlos-scalabrinianas-vol-iv/.

Irmã Neusa de Fátima Mariano destacou sua gratidão à Irmã Lice pelo lançamento do livro e ressaltou a importância do volume para a congregação. Ela expressou, ainda, sua gratidão a todos os participantes do Seminário.

Assista o Seminário novamente

Da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
outubro 2024
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados