Pesquisar

Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja

Fortaleza – Ceará – Brasil

“No rosto do migrante eu vejo o rosto de cristo” (João Batista Scalabrini)

Inicialmente, a Pastoral do Migrante do Ceará atuava apenas com fluxos de migrantes internos. Com a chegada de migrantes internacionais, a ação foi expandida. A sede da Pastoral do Migrante em Fortaleza é o Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

As Irmãs Scalabrinianas coordenam a Pastoral do Migrante do Ceará desde 1995, quando chegaram a Fortaleza a convite do Arcebispo, Dom Aloísio Lorscheider. A missão se articula com o Serviço Pastoral dos Migrantes a nível nacional.

O SPM Ceará em números

As Irmãs Missionárias Scalabrinianas coordenam a Pastoral do Migrante do Ceará desde seu início, em 1995.

Anos de
Trabalho
1

-
0

-
0

-
0

Conheça a missão

A Comunidade Missionária Discípulas de Emaús, nasceu no dia 3 de fevereiro de 1995, quando as Irmãs Scalabrinianas chegaram na Arquidiocese de Fortaleza a convite do Arcebispo, Dom Aloísio Lorscheider, para organizar e coordenar a Pastoral dos Migrantes na Arquidiocese, onde está instalada no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja.

O que realiza

Inicialmente a atuação da Pastoral dos Migrantes foi com a migração interna. Com a chegada da migração internacional as ações foram sendo ampliadas, graças à atuação de agentes leigos, voluntários e congregações religiosas que colaboram com a missão de acolher, proteger promover e integrar os migrantes e refugiados.
A missão se articula com o Serviço Pastoral dos Migrantes a nível nacional, pastorais sociais, dioceses do Ceará e rede de acolhimento a migrantes e refugiados.
As ações pontuais nas quais atuamos são: Acolhimento a migrantes em situação de vulnerabilidade na Casa Maria Mãe dos Migrantes, visitas a famílias migrantes, encontros de formação humana e espiritual e ações para a construção de políticas públicas. Além disso, também é realizado o acompanhamento a migrantes no presídio, vítimas de tráfico internacional de drogas (usados como “mulas” para o transporte), bem como articulação com as paróquias e pastorais sociais do Estado do Ceará, incentivo à geração de renda e integração dos migrantes na Igreja.

Por que realiza
A espiritualidade que nos motiva é o convite de Jesus: “Eu era migrante e você me acolheu” (Mt.25,35), assim como a intuição e vida de Scalabrini que diz: “No rosto do migrante eu vejo o rosto de Cristo”.

Entre em contato

Localização

Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”

Rua Rodrigues Júnior, 300
CEP 60060-000 – Centro, Fortaleza – CE 
[elfsight_whatsapp_chat id="5"]