Pesquisar

Talitha Kum promove formação regional para religiosos e religiosas da África Austral

Entre os dias 12 e 17 de outubro, realizou-se no Padre Pio Conference Centre, em Pretória, África do Sul, a Formação Regional da Talitha Kum para a África Austral, reunindo 39 participantes, entre Irmãs e sacerdotes de Botswana, Eswatini, Lesoto e África do Sul.

O curso, promovido pela Talitha Kum International em colaboração com o Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC), coordenado pela Ir. Neide Lamperti, Missionária Scalabriniana, e a Conferência dos Religiosos (LCCLSA) teve como objetivo fortalecer a liderança, a coordenação e a ação da Vida Consagrada na luta contra o tráfico humano, uma chaga social que continua a ferir gravemente as comunidades da região.

A formação, realizada sob o tema “A Vida Consagrada em Missão Contra o Tráfico Humano”, combinou momentos de oração, reflexão espiritual, aprendizado teórico, oficinas práticas, trabalhos de grupos e momentos culturais. Os participantes contaram com a presença de especialistas da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da National Freedom Network, de representantes da Talitha Kum International e do testemunho de duas sobreviventes do tráfico humano da África do Sul.

Entre os temas abordados estiveram:

  • A realidade e o enquadramento jurídico do tráfico humano,
  • Liderança servidora e sinodalidade na missão,
  • Prevenção e proteção das vítimas, e
  • Advocacy e fortalecimento das redes de colaboração.

Na sessão de abertura, Irmã Abby Avelino, coordenadora internacional da Talitha Kum, destacou que o encontro representa “um sinal de solidariedade regional e de esperança compartilhada”. “O tráfico humano não conhece fronteiras. Por isso, nossa missão de compaixão e justiça também deve ser transfronteiriça, intercultural e profundamente colaborativa”, afirmou.

Durante os cinco dias de formação, houve também partilhas por país, momentos de espiritualidade conduzidos por delegações nacionais, e a elaboração de um plano regional conjunto de ação para os próximos anos.

O encontro foi coordenado pelas Irmãs Jane Frances Mohlala (SCP), Ir. Neide Lamperti (MSCS), e em colaboração de membros da LCCLSA. A formação foi um tempo de comunhão, aprendizado e renovação de compromisso, reforçando o protagonismo da Vida Consagrada na defesa da vida e da liberdade.

Por Ir. Neide Lamperti, pela SACBC, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
outubro 2025
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados