Entre os dias 12 e 17 de outubro, realizou-se no Padre Pio Conference Centre, em Pretória, África do Sul, a Formação Regional da Talitha Kum para a África Austral, reunindo 39 participantes, entre Irmãs e sacerdotes de Botswana, Eswatini, Lesoto e África do Sul.
O curso, promovido pela Talitha Kum International em colaboração com o Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC), coordenado pela Ir. Neide Lamperti, Missionária Scalabriniana, e a Conferência dos Religiosos (LCCLSA) teve como objetivo fortalecer a liderança, a coordenação e a ação da Vida Consagrada na luta contra o tráfico humano, uma chaga social que continua a ferir gravemente as comunidades da região.
A formação, realizada sob o tema “A Vida Consagrada em Missão Contra o Tráfico Humano”, combinou momentos de oração, reflexão espiritual, aprendizado teórico, oficinas práticas, trabalhos de grupos e momentos culturais. Os participantes contaram com a presença de especialistas da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da National Freedom Network, de representantes da Talitha Kum International e do testemunho de duas sobreviventes do tráfico humano da África do Sul.
Entre os temas abordados estiveram:
- A realidade e o enquadramento jurídico do tráfico humano,
- Liderança servidora e sinodalidade na missão,
- Prevenção e proteção das vítimas, e
- Advocacy e fortalecimento das redes de colaboração.
Na sessão de abertura, Irmã Abby Avelino, coordenadora internacional da Talitha Kum, destacou que o encontro representa “um sinal de solidariedade regional e de esperança compartilhada”. “O tráfico humano não conhece fronteiras. Por isso, nossa missão de compaixão e justiça também deve ser transfronteiriça, intercultural e profundamente colaborativa”, afirmou.
Durante os cinco dias de formação, houve também partilhas por país, momentos de espiritualidade conduzidos por delegações nacionais, e a elaboração de um plano regional conjunto de ação para os próximos anos.
O encontro foi coordenado pelas Irmãs Jane Frances Mohlala (SCP), Ir. Neide Lamperti (MSCS), e em colaboração de membros da LCCLSA. A formação foi um tempo de comunhão, aprendizado e renovação de compromisso, reforçando o protagonismo da Vida Consagrada na defesa da vida e da liberdade.



































Por Ir. Neide Lamperti, pela SACBC, com o Serviço de Comunicação