Refugiados afegãos chegaram ao Brasil fugindo do regime radical do Talibã
Desde agosto de 2022, centenas de refugiados afegãos estiveram acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, enquanto aguardavam acolhimento em abrigos. Na sexta-feira, 3, o último grupo, de 36 pessoas, que estava no local foi levado para um abrigo em Guarulhos.
Desde setembro de 2021, quando o Talibã tomou o poder no Afeganistão, o Brasil expediu pelo menos 6.300 vistos humanitários para afegãos, sendo que 3 mil entraram no país pelo Aeroporto de Guarulhos entre janeiro e outubro do ano passado. De acordo com o Ministério da Justiça, O Brasil é o único país a conceder esse tipo de visto à população afegã.
Em outubro do ano passado o acampamento improvisado no Terminal 2 do aeroporto chegou a abrigar mais de 300 pessoas, sendo que a maioria foi transferida para abrigos municipais e estaduais, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Durante o período em que os refugiados estiveram acampados no aeroporto, voluntários se mobilizaram diariamente para prestar apoio com alimentos, roupas, banho e até mesmo aulas de português.
As Missionárias Scalabrinianas também prestaram apoio ao grupo, levando itens de necessidade básica e acompanhando de perto essa realidade. Em outubro, o jornal Canção Nova Notícias realizou uma matéria sobre o apoio das Irmãs Scalabrinianas e Juventude Scalabriniana aos afegãos.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual