“Escutar, Proteger e Libertar: Caminhos de Esperança Contra o Tráfico de Pessoas” foi o tema central do evento online promovido nesta quarta-feira, 30, data em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas.
Com a participação de 71 pessoas de diferentes países, o workshop foi uma iniciativa do Departamento de Migrantes, Refugiados e Tráfico Humano da Conferência Episcopal da África Austral (SACBC), coordenado pela Ir. Neide Lamperti, Missionária Scalabriniana, em colaboração com a IMBISA (Associação Inter-regional das Conferências Episcopais da África Austral). O evento contou ainda com importantes parcerias da Organização Internacional para as Migrações (IOM), da Rede Talitha Kum, da National Freedom Network e da Conferência de Religiosos e Religiosas da África do Sul (LCCLSA).
Realizado via plataforma Zoom, o workshop teve como objetivo sensibilizar, formar e mobilizar líderes religiosos, representantes de conferências episcopais, organizações da sociedade civil e vítimas sobreviventes do tráfico humano, para ações concretas de prevenção, proteção e libertação das vítimas.
A abertura contou com uma oração conduzida pela IMBISA e palavras iniciais de Dom Thulani Mbuysa, representando a SACBC. Em seguida, a Sra. Fitriana Nur (IOM) apresentou um panorama do tráfico de pessoas na África Subsaariana, evidenciando os desafios estruturais enfrentados na região.
O momento mais tocante do evento foi o testemunho de uma vítima, apresentado pela National Freedom Network, que trouxe à tona a dura realidade vivida por muitas pessoas traficadas.
A Ir. Jackeline Mwikali Mwongela, coordenadora dos Embaixadores Jovens da Talitha Kum África, desde o Kênia, conduziu a reflexão central com a apresentação do tema do evento, destacando caminhos de esperança baseados na escuta, na proteção e na libertação das vítimas. Ela também apresentou ações concretas em andamento na África, ressaltando a importância da atuação em rede e da liderança profética.
Na sequência, diferentes conferências episcopais, entre elas Moçambique (Ir. Marinês) e Angola (Ir. Carla) e organizações parceiras apresentaram breves relatos de iniciativas em curso para combater o tráfico humano em seus contextos locais.
O workshop que teve como moderadora a jornalista da SACBC Sheila Pires, foi encerrado com agradecimentos por parte de Ir. Neide Lamperti, compromissos concretos de continuidade das ações, uma mensagem final de esperança e mobilização por parte da IMBISA, uma oração final pela LCCLSA e a bênção de D. Thulani.
A data de 30 de julho foi mais uma vez marcada por um forte apelo à solidariedade, à justiça e à ação conjunta na luta contra o tráfico de pessoas, que o Papa Francisco denomina como “uma ferida aberta no corpo da humanidade e um crime contra a humanidade”.







Por Ir. Neide Lamperti, com o Serviço de Comunicação