Até julho desse ano, mais de 1.9 milhão de migrantes tentaram entrar nos EUA pela fronteira com o México
De acordo com informações do Instituto Nacional de Migração (INM) do México, 121 migrantes foram encontradas em um trailer de caminhão superlotado na quarta-feira, 14. As pessoas foram encontradas por agentes da Guarda Nacional e do INM, no Estado de Nuevo León.
Os migrantes foram encontrados após uma denúncia de um caminhão estacionado incorretamente na rodovia Matehuala-Saltillo, no município de Galeana. Agentes da Guarda Nacional então foram ao local, onde encontraram o veículo sem condutor e ouviram gritos vindos de dentro do veículo.
Ao abrir o trailer do caminhão, foram encontradas 121 pessoas, entre elas menores de idade, que se identificaram como migrantes, mas não comprovaram permanência legal no país. Os migrantes eram originários de Honduras, Guatemala, Nicarágua, El Salvador e Cuba e receberam água e atendimento médico antes de serem transferidos para uma estação migratória, para dar continuidade aos procedimentos legais.
Recentemente, o México reafirmou com os EUA sua cooperação no combate ao tráfico e contrabando de pessoas. Até julho do atual ano fiscal, que se encerra em 30 de setembro e iniciou em outubro de 2021, os EUA registraram mais de 1.9 milhão de tentativas de entrada ilegal pela fronteira com o México, segundo informações do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, sendo a maioria das pessoas originárias de Honduras, Guatemala, Nicarágua e Venezuela.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual