Desde janeiro, mais de 11.500 migrantes já chegaram às Ilhas Canárias pelo mar, segundo o ACNUR
De acordo com informações do Serviço de Salvamento Marítimo da Espanha, 74 pessoas desembarcaram no cais de Arrecife, Lanzarote, nesta terça-feira, 11. Os migrantes foram resgatados de dois barcos perto da costa da ilha, que faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias.
O primeiro grupo, que tinha 43 pessoas, partiu de Tan Tan, no sul do Marrocos, foi localizado às 02:17 horas pelo Helimer 206 e pelo Guardamar Calíope quando estava à deriva a 15 quilômetros da costa de Lanzarote. No barco estavam 40 homens e 3 mulheres, entre elas uma grávida, todos de origem Magreb.
A segunda embarcação, feita de madeira, tinha 31 homens a bordo, todos de origem Magreb, ainda de acordo com o Salvamento Marítimo.
De acordo com dados do ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, mais de 11.500 migrantes já chegaram pelo mar ao arquipélago das Ilhas Canárias em 2022. Até o momento, pelo menos 350 migrantes já morreram ou desapareceram ao tentar cruzar o Atlântico até a Espanha, segundo a OIM, a Agência de Migração da ONU.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual