Vocação é graça, dom gratuito e, ao mesmo tempo, é empenho de partir, destaca o Papa em sua Mensagem para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Foi divulgada nesta quarta-feira, 26, a Mensagem do Papa Francisco para o 60º Dia Mundial de Oração Pelas Vocações, que será celebrado no próximo domingo, 30 de abril, com o tema “Vocação: Graça e Missão”.
Em sua Mensagem, o Papa ressalta que o Dia Mundial de Oração Pelas Vocações “visa ajudar os membros do Povo de Deus a responder, pessoalmente e em comunidade, à chamada e à missão que o Senhor confia a cada um no mundo de hoje, com as suas feridas e as suas esperanças, os seus desafios e as suas conquistas”.
Francisco reforça que o chamado do Senhor “é graça, dom gratuito e, ao mesmo tempo, é empenho de partir, sair para levar o Evangelho”. A missão, ele destaca, é obra de Deus e não a realizamos sozinhos, mas juntamente com os irmãos e irmãs, em comunhão de amor.
Deus, lembra o Papa, nos criou “à sua imagem e semelhança e quer-nos seus filhos: fomos criados pelo Amor, por amor e com amor, e somos feitos para amar”. E, durante a vida, esse chamado nos alcança através da ação do Espírito Santo, de formas novas, muitas vezes inesperadas, “e faz arder o nosso coração”, destaca o Pontífice.
Para o Papa, “a vocação é uma «combinação entre a escolha divina e a liberdade humana»”, uma relação que tem como interlocutores Deus e o coração humano. “O dom da vocação é como uma semente divina que germina no terreno da nossa vida, abre-nos a Deus e abre-nos aos outros para partilhar com eles o tesouro encontrado. Esta é a estrutura fundamental daquilo que entendemos por vocação: Deus chama amando, e nós, agradecidos, respondemos amando”, escreve Francisco.
“Não há vocação sem missão”, ressalta o Papa Francisco, e, para que haja felicidade plena, é preciso que se ofereça aos outros a vida nova que encontramos em Deus. O chamado divino ao amor, lembra ele, “é uma experiência que não se pode calar.”
A Mensagem para o 60º Dia Mundial de Oração pelas Vocações pode ser conferida clicando aqui.
O Dia Mundial de Oração pelas Vocações foi instituído por São Paulo VI, em 1964, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual