Pesquisar

Mais de 211 mil migrantes foram detidos na fronteira dos EUA com o México em abril

Mais de 1,4 milhão de migrantes tentaram entrar sem documentos nos EUA em 2023

De acordo com dados do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês), pelo menos 211.401 migrantes foram detidos tentando cruzar a fronteira entre Estados Unidos e México no mês de abril, antes do fim da política migratória dos EUA conhecida como Título 42, que impedia solicitações de asilo.

Com isso, o número de migrantes detidos na fronteira dos EUA com o México durante o ano fiscal de 2023, que começou em outubro de 2022 e vai até setembro de 2023, já passa de 1,4 milhões, segundo o CBP.

Esse número, no entanto, pode incluir o mesmo indivíduo mais de uma vez, já que com o Título 42 os migrantes que tentavam cruzar ilegalmente não eram deportados, mas expulsos, podendo tentar entrar novamente nos EUA logo após a expulsão.

Fim do Título 42
Com o fim do Título 42 no dia 11 de maio, as autoridades americanas passaram a utilizar o Título 8, que permite solicitações de asilo, um processo que pode demorar anos, mas também autoriza deportações em caso de entrada ilegal no país por pessoas que não se enquadrem nos requisitos da solicitação de refúgio, impedindo sua entrada nos EUA por até 5 anos.

Após a derrubada do Título 42, cerca de 4 mil prisões e deportações foram registradas por dia. Antes da queda da medida, eram registradas cerca de 10 mil prisões diariamente.

Em janeiro, o governo americano anunciou uma política que permite que até 30 mil cidadãos da Venezuela, Nicarágua, Haiti e Cuba entrem nos EUA todos os meses, desde que cheguem ao país por vias legais e correspondam a uma série de requisitos. Essa medida, no entanto, facilita a expulsão de nacionais desses países que entrem ilegalmente no país e os tornam inelegíveis para a entrada legal através da política.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]