O projeto é uma iniciativa do CAM
A Província Maria, Mãe dos Migrantes, por meio do CAM – Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul (RS), anuncia o ForMigra. Com o objetivo de fortalecer o já existente Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados, o projeto de extensão será lançado oficialmente no dia 10 de maio em evento na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e tem alcance nacional, com atividades que acontecem mensalmente.
Junto com o CAM, cinco instituições de Ensino Superior também promovem o ForMigra, sendo elas: Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), além de diversas instituições parceiras.
Em 27 de abril, Adriano Pistorelo realizou o primeiro curso da iniciativa, com o seminário “Regularização Migratória pela via Laboral e Acesso Migranteweb 2.0”, que teve certificado oferecido pela UPF. Outras quatro atividades estão previstas para o semestre e serão divulgadas em breve.