Aconteceu na quinta-feira, 06, na modalidade online, a reunião das Irmãs que fazem parte do plano Piloto do Itinerário Vocaciona, sendo elas: Ir. Carmen Lúcia Oliveira Pereira, regional Nordeste, Ir. Luciana Pitol, regional Sul, Ir. Maria de Lourdes Araújo, regional Sudeste, Ir. Leonilda Maria Rosa de Jesus Oliveira e Ir. Gessica Mariel R. González Jara, pelo Paraguay, Ir. Jenie Patrícia Acosta, por Colômbia, Ir. Maria Zoleide Scariot e Ir. Rita de Cássia Luiz por África.
Ir. Carmen, Coordenadora do Serviço Scalabriniano Juventudes e Vocações, fez a acolhida das irmãs, motivou para oração e, em seguida, fez memória do Plano Piloto, como está organizado e sendo trabalhado pelas irmãs e equipes. Cada Irmã partilhou sua experiência vocacional e missionária. Vimos avanços como abertura de arquidioceses, dioceses, paróquias, sacerdotes, Irmãs, leigos e catequistas, houve a composição de equipes, criação de grupos de jovens vocacionados fazendo itinerário vocacional de forma presencial e online, a criação de grupos de jovens nas paróquias, que foram acolhidos escutados e acompanhados na construção de seu projeto de vida.
Cresceu a maturidade vocacional dos jovens, através dos encontros realizados de forma criativa, participativa e celebrativa, possibilitando aos mesmos, o encontro consigo mesmo, com Deus, com a comunidade, despertando um processo de fé e discernimento.
Sentimos como desafio o acompanhamento espiritual e vocacional dos jovens, pelas distâncias das comunidades, devido à importância da proximidade, da escuta e partilha da espiritualidade. Faz-se necessário pensar em irmãs que gostem e ajudem na missão local com os jovens, para garantir a continuidade dos processos pedagógicos e da espiritualidade.
Quanto ao Itinerário vocacional Scalabriniano, confirmamos ser um instrumento valioso, no processo de acompanhamento vocacional e missionário dos jovens, ajuda no aprofundamento da fé e na assimilação dos conteúdos, desperta sonhos, toca o coração abrindo ao discernimento, ao projeto de Jesus Cristo e o serviço da evangelização. Sempre seremos convidadas a nos apropriar de sua riqueza, para oferecer um acompanhamento sistemático e personalizado as juventudes que nos procuram.
Agradecemos a cada irmã, o trabalho de coordenação, animação, proximidade, escuta e testemunho missionário junto as juventudes. Que Maria abençoe nosso trabalho de suscitar novas vocações ao carisma, na Igreja e orientá-los na construção de seu projeto de vida.
Por Ir, Maria de Lourdes Araujo, da Coordenação do SSJV, com a Equipe de Comunicação