Entres os dias 1 a 11 de agosto acontece em Quezón City, Filipinas, o Encontro da Superiora Geral e Conselho com as Superioras Provinciais e Conselhos (Província Maria, Mãe dos Migrantes, Província São José e Província Nossa Senhora de Fátima) e Superiora Delegada e Conselho (Ásia).
Da PMMM, participarão as Irmãs Alda Monica Malvessi (Superiora Provincial), Ana Conceição Salles, Analita Candaten, Carmem Lucia O. Pereira, Vicentina Roque dos Santos e Lucilene Carolina de França.
Entre os temas que serão partilhados pelas superioras provinciais, delegada e conselheiras estão: novas iniciativas a serem partilhadas a partir do Documento Final da X Assembleia Geral, dos caminhos a consolidar e os compromissos assumidos nas quatro alegrias, sendo elas a alegria de seguir Jesus Cristo, a alegria de caminhar com os migrantes e refugiados, a alegria de profetizar e a alegria de viver a partilha; Reorganização interna da Congregação; Causa Vita – Avanços no estudo da legislação de cada país de abrangência das províncias e da delegação.
12/08 – III Comunicação às Comunidades
Com o Encontro dos Governos realizado no continente asiático, tivemos a oportunidade de conhecer de perto esta realidade viva da Congregação e de entrar em contato direto com as irmãs e as formandas.
Juntos, desejamos responder aos compromissos assumidos durante a Xª Assembleia Geral, adoptando a metodologia do discernimento como instrumento para a tomada de decisões em todos os níveis. Além disso, queremos acolher com renovado entusiasmo os novos horizontes que se abrem, convidando-nos a um caminho sinodal que anima avida consagrada.
A complexidade do nosso tempo exige sabedoria e profunda espiritualidade de quem tem responsabilidades de governo, para discernir constantemente a vontade de Deus e seguir os passos de Cristo. A busca do equilíbrio e da harmonia, através do cuidado de si, é fundamental para o bem-estar e para as relações.
Nestes dias, temos procurado juntas novas formas de colaboração e de serviço. Estamos convencidas de que a corresponsabilidade e a partilha entre os diferentes níveis de governo são fundamentais para este ministério.
Quanto ao futuro, desejamos que a Congregação seja um ponto de referência para a promoção da justiça social e a defesa dos direitos humanos. Para além disso, podemos utilizar as novas tecnologias digitais para comunicar o Evangelho, criar redes de solidariedade e sensibilizar para as questões da migração.
Agradecemos a todas as irmãs, formandas e leigos missionários que nos apoiaram com a sua oração e proximidade. Invocamos a intercessão de São João Batista Scalabrini, pai dos migrantes, e dos co-fundadores, para que nos guie no caminho da consagração e nos ajude a colocar sempre mais o carisma scalabriniano a serviço da Igreja.
08/08 – II Comunicação às Comunidades
Durante o Encontro, foi dedicado um tempo significativo à experiência da sinodalidade, que é um modo de ser Igreja hoje, com seus desafios e alegrias. A sinodalidade convida a percorrer o caminho que Deus oferece à sua Igreja e à Congregação MSCS, na dinâmica espiritual que gera atitudes dialógicas, autênticas e encarnadas na história de homens e mulheres em movimento.
Durante estes dias de encontro, as Províncias e a Delegação da Ásia partilharam as novas iniciativas, os caminhos a consolidar e os compromissos assumidos, a partir do Documento Final da X Assembleia Geral, sobre as quatro alegrias: alegria de seguir Jesus Cristo, alegria de caminhar com os migrantes e refugiados, alegria de profetizar e alegria de viver a partilha.
Além disso, no dia 6 de agosto, as Irmãs celebraram o aniversário da Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral. Foi um momento de grande alegria e festa, agradecendo a Deus pelo dom da vida da nossa querida Madre Geral.
03/08 – I Comunicação às Comunidades
Na abertura do encontro, Irmã Neusa de Fatima Mariano, Superiora Geral, convidou a todas as Irmãs, a viverem este tempo “na abertura, na acolhida e na escuta do chamado de Deus em nossa história congregacional, com a firme vontade de fazer deste encontro um espaço privilegiado para a partilha“.
O encontro tem como lema “Profecia, sonhos e visões“, inspirado nas palavras do profeta Joel 3, 1 e como tema “Caminhar com esperança, na dinâmica sinodal“.
O encontro iniciou com Pe. Paulo Prigol, cs, e a socióloga Marla Asis, os quais apresentaram o contexto da realidade asiática sob o título “A Igreja sinodal na Ásia em missão: convergências, questões a considerar e esclarecimentos”. A programação do encontro continuou, nestes primeiros dias, com as partilhas de experiências de cada província e delegação.
A partir das Comunicações às Comunidades, com a Equipe de Comunicação