Pesquisar

JMJ Lisboa 2023: Papa Francisco confessa três jovens

A JMJ Lisboa 2023 acontece até o próximo domingo, 6 de agosto

Nessa sexta-feira, 4, o Papa Francisco deu início aos compromissos de sua viagem a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude 2023 com a confissão de três jovens no Jardim Vasco da Gama, em Lisboa. Na tarde de quinta-feira, 3, aconteceu no Parque Eduardo VII a cerimônia de acolhimento do Papa.

Antes de se encontrar com representantes de centros de assistência e caridade no Centro Social Paroquial São Vicente de Paulo, o Papa Francisco esteve no Jardim Vasco da Gama, onde realizou a confissão de três jovens: um espanhol de 21 anos, uma guatemalteca de 33 anos e um italiano de 19 anos.

Cerimônia de acolhimento
Na tarde de quinta-feira, 3, aconteceu a cerimônia de acolhimento do Papa, no Parque Eduardo VII, onde, segundo a organização da JMJ, estavam meio milhão de pessoas. No evento, Francisco deu as boas-vindas aos jovens e agradeceu a presença. “O Senhor chamou-vos, não só nestes dias, mas desde o início dos vossos dias. Sim, Ele chamou-vos pelo nome”, ressaltou Francisco.

Em seu discurso, o Papa destacou que, por chamar os jovens pelo nome, Deus não os considera apenas números, mas um rosto. “Com efeito, o teu nome é conhecido, aparece nas redes sociais, é processado por algoritmos que lhe associam gostos e preferências”, disse ele, que frisou que isso não acontece pela singularidade de cada um, mas pela “utilidade para pesquisas de mercado.”

Francisco ressaltou que, no meio digital, é muito fácil que as pessoas sejam enganadas por falsos sorrisos e falsa bondade, que afirmam te querer bem “para depois te deixarem sozinho, quando já não lhes fores útil”. A essas ilusões do mundo virtual, disse o Papa, devemos estar atentos e não nos deixar enganar.

“Somos chamados como somos, com os problemas que temos, com as limitações que temos, com nossa alegria transbordante, com nosso desejo de sermos melhores, com nosso desejo de ter sucesso”, afirmou o Papa, que lembrou aos jovens que a Igreja acolhe a todos, independente de qualquer limitação ou diferença.

O Papa destacou, ainda, que para a Igreja ninguém é supérfluo e que isso é demonstrado pelo próprio Jesus: “Quando envia os apóstolos para convocar o banquete do senhor que o havia preparado, ele diz: “Ide e trazei todos”, jovens e velhos, sãos, doentes, justos e pecadores. Todos, todos, todos!”, independente de suas falhas e limitações. “O Senhor não aponta com o dedo, mas abre os braços”, ressaltou Francisco.

Nessa sexta-feira, o Papa Francisco realizará, às 18h (Horário de Lisboa), a Via Sacra com os Jovens, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII. A Viagem Apostólica do Papa a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude acontece até domingo, 6, data em que se encerra a JMJ, e inclui visita ao Santuário de Fátima, onde rezará o Terço com jovens doentes.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações do Vatican News

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]