Na terça-feira, 3, foi inaugurado na Rodoviária de Fortaleza/CE o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, equipamento para atendimento de migrantes e refugiados, além de identificação e acolhimento de possíveis vítimas de tráfico de pessoas. A estrutura é a primeira do tipo a ser instalada em uma rodoviária no Brasil.
Segundo informações do Governo Estadual do Ceará, participaram do evento de inauguração autoridades ligadas à temática, além de migrantes já acompanhados pelo Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O posto, localizado em posição estratégica em local de alta circulação de pessoas, possibilita o acolhimento inicial, orientações sobre o processo migratório, e encaminhamentos à rede de atendimento, além do auxílio para identificação de vítimas de tráfico de pessoas.
Entre os presentes na cerimônia estavam a Irmã Idalina Pellegrini, Missionária Scalabriniana e coordenadora da Pastoral dos Migrantes do Ceará; Orlando de Jesus, o líder da comunidade indígena Warao da Venezuela; além de representantes de órgãos do governo estadual, universidades, entre outros.
O estado do Ceará atua no acolhimento de migrantes e refugiados por meio do Programa Estadual de Atenção ao Migrante e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Com equipe de atendimento multidisciplinar, o Programa auxilia desde os primeiros processos de regularização documental, até a articulação com instituições de atendimento especializado, além de consulados e embaixadas. Em 2023, foram atendidas 778 pessoas em quase 3000 atendimentos, sendo a maioria originária da Venezuela (37%), Guiné-Bissau (24,5%) e Colômbia (10%).
Da Equipe de Comunicação, com informações do Governo estadual do Ceará