No sábado, 28, o Serviço Sociopastoral da PMMM promoveu um encontro com Irmãs que atuam na Pastoral do Migrante, catequese, dioceses, arquidioceses, conferências episcopais, Cáritas diocesanas, entre outras atuações. O evento destacou a missão scalabriniana, inspirada em São Scalabrini, que preconiza um coração sem fronteiras, enfatizando a importância do cuidado pastoral e da escuta às comunidades em situação de mobilidade humana.
Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de ações concretas nas paróquias, centros de atenção aos migrantes e refugiados e rodas de conversa, buscando fortalecer a cultura do encontro, acolhimento, formação contínua e a conscientização intercultural. As Irmãs reafirmaram que o trabalho vai além de uma assistência pontual, promovendo dignidade, direitos e integração social.
O encontro também destacou o papel de uma Igreja em saída, sensível às transformações globais, e a contínua inspiração de Scalabrini na missão de justiça, solidariedade e esperança. Ao encerrar, as participantes celebraram a partilha de histórias e gestos de solidariedade, reconhecendo a importância de cada partilha e ato de amor na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.




