Pesquisar

Scalabrinianas celebram a 39ª Semana do Migrante

Entre os dias 16 a 23 de junho a Igreja do Brasil celebra a 39ª Semana do Migrante, que tem como tema “Migração e Casa Comum” e lema: “Amplia o espaço da tua Tenda” (Is 54,2), promovida pelo Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM). Confira aqui as celebrações das Scalabrinianas nas diversas comunidades da Província Maria, Mãe dos Migrantes.

Jundiaí/SP

No dia 24 de junho foi comemorado o dia no migrante no CESPROM de Jundiaí/SP com momento de dinâmica onde cada imigrante colocou o nome da cidade ou país onde nasceu e com oração na língua das nacionalidades presentes. A celebração foi encerrada com a confraternização.

Cascavel/PR

Os alunos da educação infantil e ensino fundamental anos fiais do Colégio ESI Auxiliadora, de Cascavel/PR, participaram de uma simbólica celebração, rezando pelos migrantes e visitando a tenda da casa comum. Os estudantes do ensino fundamental anos finais e médio, na oração inicial de cada dia, tiveram lugar à reflexão sobre o tema e a oração próprios desta celebração.

Bento Gonçalves/RS

Em Bento Gonçalves/RS, o Dia do Migrante foi celebrado pelo Colégio ESI Medianeira e Leigos Missionários Scalabrinianos em Missa celebrada no Santuário Santo Antônio.

Porto Velho/RO

O Serviço Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Porto Velho organizou e realizou, de 16 a 23 de junho, a 39ª Semana do Migrante, em parceria com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas, Leigos Missionários Scalabrinianos, Caritas Brasileira, Caritas Arquidiocesana, Paróquia São Cristóvão, Associação Venezuelanos no Brasil, Casa de Direitos e Yioga.

Vários eventos marcaram a programação da semana, Missas nas Paróquias, Mutirão para confecção de currículos, aula de Yoga, rodas de conversa, visitas, café com história e festa das nações, além das atividades previstas para acontecerem pós semana. A semana foi marcada pela escuta, alegria, encontro e oportunidades de alargar o espaço da tenda para a acolhida e fortalecer laços de amizade e solidariedade.

Na Missa de encerramento Dom Roque Paloschi Arcebispo de Porto Velho, enfatizou a necessidade de estarmos atentos aos fenômenos migratórios, e que a semana do migrante nos proporciona alargar a tenda para acolher o irmão a irmã peregrina, e que muitas vezes “nos esquecemos de que NÓS CATÓLICOS seguimos uma família de refugiados, que fizeram seu exilio no Egito”.

Goiânia/GO

Em Goiânia/GO a 39ª Semana do Migrante foi iniciada com a Celebração Eucarística, no dia 16 de junho. No encerramento, foi realizada uma roda de conversa com os migrantes.

Roca Sales/RS

A Semana do Migrante, celebrada anualmente de 16 a 23 de junho, é um período dedicado à reflexão e à conscientização sobre as questões relacionadas à migração ao redor do mundo. Durante essa semana, as crianças da Educação Infantil do Colégio São José, em Roca Sales/RS, participaram de momentos de reflexão preparados pelas professoras e pela Pastoral Escolar. Essas atividades destacaram os desafios enfrentados pelos migrantes, bem como suas contribuições positivas para as sociedades que os acolhem.

Esses momentos foram essenciais para sensibilizar as crianças sobre a importância da inclusão, da solidariedade e do respeito aos direitos humanos dos migrantes, independentemente de sua origem. Partindo do lema “Alarga o espaço da tua tenda”, as crianças aprenderam a abrir o coração para acolher os migrantes e também o próximo.

A Semana do Migrante não apenas celebra a coragem e a resiliência dos migrantes, mas também reforça o compromisso global com a justiça social, a igualdade e o respeito à dignidade humana em todas as suas formas.

Fortaleza/CE

No dia 16 de junho aconteceu a missa de abertura da 39ª Semana do Migrante no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza/CE, com a participação das Irmãs Scalabrinianas, migrantes e agentes de pastoral.

Da Equipe de Comunicação, com a colaboração das Irmãs

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]