Aconteceu na quarta-feira, 17, a live da Rede CLAMOR Brasil em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em celebração ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2025. O evento contou com a participação de Adriano Pistorelo, Coordenador do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), instituição das Irmãs Scalabrinianas.
A live refletiu o tema do 111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado “Migrantes, missionários de esperança” e teve mediação do Pe. Marcelo Maróstica, vice-diretor da Cáritas São Paulo. No início da live, a migrante cubana Miladys Márquez Pérez compartilhou sua história e testemunho sobre a esperança na vida do migrante.
Adriano refletiu sobre a mensagem do Papa Leão XIV para o 111º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado e sobre as experiências do atendimento aos migrantes, destacando a atualidade do texto do Papa. Ele sublinhou, ainda, a crise climática como uma das causas da migração forçada, tema trazido pelo Papa em sua mensagem, a partir da experiência do Rio Grande do Sul com as enchentes que atingiram o estado em 2024.
Ele falou, também, sobre as diferentes realidades do mundo, com guerras, violências e injustiças, durantes as quais os migrantes e refugiados “erguem a mensagem da esperança”, como sublinhado pelo Papa Leão XIV em sua mensagem. Durante sua fala, Adriano refletiu as orações a Maria, Mãe dos Migrantes e a São João Batista Scalabrini, destacando pontos das orações que se relacionam com a temática migratória.
A live contou, também, com a participação da Ir. Rosita Milesi, Missionária Scalabriniana e Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), que falou sobre o trabalho da Rede CLAMOR Brasil.
Assista novamente a live
Do Serviço de Comunicação