A Ir. Carmen Gandra, Missionária Scalabriniana, fez um relato à VIVAT International sobre o trabalho junto aos migrantes e refugiados. Atualmente, ela trabalha em Manaus com migrantes venezuelanos e atuou por nove anos junto aos brasileiros em Bruxelas. Ir. Carmen destaca que o mundo vive um forte fluxo migratório causado por crises econômicas, guerras e situações de refúgio.
No Brasil, muitos venezuelanos chegam por Roraima e encontram apoio por meio da documentação humanitária, do SUS e do Bolsa Família. Muitas mulheres migram sozinhas com seus filhos, enfrentando dificuldades para trabalhar devido à falta de creches, mas mesmo assim muitas conseguem empreender.
Ir. Carmen reforça a importância da união entre congregações, instituições e políticas públicas para melhorar o acolhimento, a habitação, a saúde e a educação. Ela relata que muitos migrantes estão indo para a Região Sul em busca de melhores oportunidades de emprego. Ela destaca, ainda, que a migração venezuelana reúne tanto profissionais qualificados quanto pessoas em situação de grande vulnerabilidade e a língua ainda é uma barreira para estudo e trabalho.
A VIVAT Internacional é uma organização não governamental com mais de 17.000 membros, de 12 congregações religiosas católicas, entre elas as Irmãs Scalabrinianas, que atua em 121 países para promover os direitos humanos por meio de advocacy em âmbito internacional e local. A VIVAT Internacional possui Status Consultivo Especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) e está associada ao Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas (DGC).
Do Serviço de Comunicação, com VIVAT International














