Uma história construída com amor, solidariedade, articulação em rede e dedicação ao cuidado com aqueles que chegam em busca de novas oportunidades. A Casa do Migrante de Foz do Iguaçu/PR celebra 18 anos de missão junto aos migrantes e refugiados, reafirmando seu compromisso com o acolhimento, a orientação e a defesa dos direitos humanos.
Inaugurada em 20 de junho de 2008, a instituição nasceu por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre o Ministério do Trabalho e Emprego, através do Conselho Nacional de Imigração, e a Secretaria de Assistência Social do Município de Foz do Iguaçu.
Em seus primeiros anos, a atuação esteve voltada principalmente ao apoio aos imigrantes nos processos de regularização da situação migratória para o trabalho. Com a experiência adquirida no acompanhamento das pessoas atendidas, percebeu-se que as demandas iam além da inserção laboral, envolvendo também o acesso aos serviços públicos, benefícios sociais, documentação, orientação e encaminhamentos necessários para uma vida mais digna no país de acolhida.
Desde sua fundação, a coordenação desta missão foi confiada à Ir. Terezinha Mezzalira, que permanece à frente deste serviço, dedicando-se ao acolhimento e acompanhamento de migrantes e refugiados ao longo desta trajetória.
A Casa do Migrante tem como missão acolher, orientar e encaminhar pessoas migrantes e refugiadas conforme suas necessidades, contribuindo para que seus direitos humanos, sociais e civis sejam reconhecidos e respeitados.
Durante esses 18 anos, a instituição construiu uma ampla rede de colaboração envolvendo instituições religiosas, órgãos governamentais, universidades e a sociedade civil. Essa articulação fortaleceu os serviços prestados e possibilitou um atendimento cada vez mais integrado, próximo e humanizado.
A dimensão deste trabalho pode ser percebida pelo número de pessoas atendidas nos últimos anos. Em 2023, a Casa do Migrante realizou 8.901 atendimentos a migrantes; em 2024, foram 7.742 atendimentos; e em 2025, esse número chegou a 11.208 atendimentos, demonstrando a crescente procura pelos serviços oferecidos e a importância da presença da Casa do Migrante na região de fronteira.
Em 2014, a partir da Campanha da Fraternidade com o tema “Tráfico Humano” e por iniciativa da Cáritas Diocesana, foi criada a Câmara Técnica sobre Tráfico de Pessoas, Contrabando de Migrantes e Trabalho Escravo, vinculada ao Gabinete de Gestão Integrada do Município. A iniciativa reúne forças de segurança das esferas federal, estadual e municipal, universidades, Secretaria de Assistência Social e representantes do Paraguai e da Argentina, fortalecendo ações de prevenção, proteção e enfrentamento às situações de vulnerabilidade.
Atualmente, a Casa do Migrante conta com dois funcionários terceirizados contratados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, além da colaboração de bolsistas universitários e estudantes de diferentes países da UNILA, por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
Ao celebrar esta caminhada, a Casa do Migrante manifesta sua gratidão à Província Maria Mãe dos Migrantes pelo apoio constante; à Cáritas Diocesana, pela colaboração através dos projetos de solidariedade; e, especialmente neste momento de afastamento da Ir. Terezinha por motivo de saúde, pelo envio de uma assistente social para dar continuidade à coordenação dos serviços.
Um agradecimento especial é dirigido à Ir. Neuza Botelho, pela disponibilidade em receber, em nome da Ir. Terezinha, a homenagem concedida pela Secretaria Estadual de Justiça do Estado do Paraná durante o Primeiro Simpósio Internacional de Migração do Paraná.
A história da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu é marcada por encontros, desafios e conquistas. Ao longo de 18 anos, tornou-se um espaço de esperança, acolhida e compromisso com a vida dos migrantes e refugiados, mantendo viva a missão de construir pontes de solidariedade e fraternidade entre povos e culturas.













































Por Ir. Terezinha Mezzalira, com o Serviço de Comunicação














