Agentes da patrulha fronteiriça dos EUA pedem cautela a migrantes que tentam entrar no país ilegalmente
Agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP, na sigla em inglês) pedem que imigrantes evitem fazer a travessia ilegal pela fronteira em áreas desérticas, com a previsão de temperaturas na casa dos 100ºF (cerca de 38ºC) para toda a semana.
“Nós pedimos que os imigrantes não tentem entrar ilegalmente nos Estados Unidos, especialmente neste período de calor intenso. As temperaturas estão nos três dígitos e representam um grande perigo para a saúde dessas com pessoas. Há um risco alto de desidratação e insolação, que podem levar à morte”, informou em comunicado o US Border Patrol de Tucson, Arizona.
As mortes de imigrantes registradas no setor de El Paso, Texas, subiram de 10 mortes em 2020 para 39 mortes em 2021 e estão relacionadas ao calor, afogamentos e quedas. Além disso, resgates de pessoas passando mal aumentaram de 330 para 668 no mesmo período. No total, pelo menos 247 imigrantes morreram no ano fiscal de 2021 em toda a fronteira.
Apesar dos alertas de calor, os imigrantes ainda chegam em grande número à fronteira todos os dias. “O calor extremo é uma preocupação para nós. Nós pedimos aos imigrantes que evitem travessias perigosas e que bebam muita água”, disse Enrique Valenzuela, diretor de um centro de imigrantes na região.
Imigrantes em perigo durante a travessia devem ligar para o 911 para serem resgatados.