Na quinta-feira, 10, o Bispo Peter Holiday, da Diocese de Kroonstad, na África do Sul, concedeu uma entrevista à ACI África, após a instalação oficial da Pastoral dos Migrantes e Refugiados na Diocese, na qual falou sobre o trabalho com os migrantes e refugiados, em especial um workshop sobre as migrações, realizado pela Irmã Scalabriniana Maria de Lourdes Lodi Rissini, Coordenadora para Migrantes e Refugiados da Conferência dos Bispos Católicos da África do Sul (SACBC), no dia 6 de agosto.
Na entrevista à ACI África, o Bispo Holiday disse que o workshop foi “muito bom e muito informativo”, ressaltando que o evento encorajou os participantes a atuar na missão da Igreja com os migrantes e refugiados. Durante o workshop, representantes dos Ministérios do Interior e Educação conversaram com os participantes sobre os direitos dos migrantes e refugiados, em especial o direito das crianças à educação.
O sacerdote ainda enfatizou a situação que vive essa população em toda a África do Sul, onde têm sido vítimas de abusos e violência, até mesmo com a destruição de seus meios de trabalho. “É de grande preocupação para todos nós que as pessoas que vêm a esta parte do país para encontrar emprego sejam tratadas dessa forma tão injusta”, disse o Bispo durante a entrevista à ACI África.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual, com ACI África