Pesquisar

“A guerra é uma derrota, sempre”, afirma Papa Francisco ao recordar vítimas de conflitos no Angelus

Francisco pediu orações pela paz no Sudão, Moçambique, Palestina e Ucrânia

Após rezar o Angelus no domingo, 18, o Papa Francisco recordou as várias guerras e conflitos em todo o mundo e destacou que “a guerra é uma derrota, sempre”, pedindo aos fiéis que rezem pedindo ao Senhor por corações e mentes dedicados à paz.

De acordo com uma estimativa de outubro de 2023 do ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, pelo menos 114 milhões de pessoas estão deslocadas à força por perseguição, conflitos, violência, violações dos direitos humanos e acontecimentos que perturbam gravemente a ordem pública em todo o mundo. De acordo com a Agência, a maioria – cerca de 62 milhões – permanece internamente deslocada em seus países, sem cruzar fronteiras internacionais.

Dez meses do conflito no Sudão
O Papa iniciou lembrando que já se passaram dez meses desde o início do conflito armado no Sudão, que já deslocou cerca de 10,7 milhões de pessoas, sendo 9 milhões dentro do país e 1,7 milhão que estão refugiadas em países vizinhos, além de centenas de mortos e feridos.

Francisco apelou, novamente, às partes em conflito para que “parem com esta guerra, que provoca tanto mal às pessoas e ao futuro do país” e pediu aos fiéis por orações para que sejam encontrados caminhos de paz para reconstruir o país.

Retorno dos ataques em Cabo Delgado
O Pontífice recordou, ainda, a região de Cabo Delgado, Moçambique, que voltou a sofrer com ataques à população, destruição de infraestruturas e a insegurança e onde a missão católica de Nossa Senhora de África, em Mazezeze, foi incendiada recentemente. Cerca de 1 milhão de pessoas foram deslocadas pelos conflitos e ataques na região.

“Rezemos para que a paz regresse àquela região atormentada”, pediu o Papa, que pediu aos fiéis que não se esqueçam dos outros conflitos no continente africano, mas também na Europa, na Palestina, na Ucrânia, entre outros.

“Não esqueçamos: a guerra é uma derrota, sempre”, afirmou o Papa, que sublinhou que, em todos os lugares que sofrem com os conflitos, “as populações estão exaustas, estão cansadas da guerra, que como sempre é inútil e inconclusiva, e trará só morte”, nunca uma solução dos problemas. Francisco pediu aos fiéis que rezem sem se cansar, pedindo ao Senhor “o dom de mentes e corações concretamente dedicados à paz.”

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]