Pesquisar

Avanços significativos: O impacto das Irmãs Scalabrinianas na melhoria das condições de trabalho dos migrantes na serra gaúcha

Os resultados da operação “in vino veritas” foram apresentados na manhã desta terça-feira, 16, pelos auditores fiscais do Ministério do Trabalho, evidenciando avanços significativos nas condições de trabalho dos safristas, incluindo trabalhadores imigrantes. A reunião, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul/RS, destacou os esforços contínuos de vários atores, incluindo ações das Irmãs Scalabrinianas na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e digno.

Os dados compartilhados pelos auditores fiscais mostram um aumento considerável no registro formal de contratos de trabalho, um indicativo direto do sucesso das estratégias de diálogo social implementadas. Além disso, as mais de 300 fiscalizações realizadas apontaram para uma redução significativa nos casos de violações de direitos trabalhistas, com apenas dois casos graves de trabalho análogo à escravidão e tráfico de pessoas sendo relatados, um testemunho do ambiente de maior vigilância e responsabilidade criado.

A parceria das Irmãs Scalabrinianas, uma congregação dedicada à defesa e ao suporte dos migrantes, foi fundamental nesse processo. Por meio da elaboração de materiais educativos e da articulação com redes de proteção e acolhimento, a congregação não só educou a comunidade sobre os direitos dos trabalhadores, mas também fortaleceu as medidas de segurança e as condições de salubridade nos alojamentos, nos termos da legislação.

Esta iniciativa inter e multi setorial, liderada pelo Sindicato de Caxias do Sul em parceria com as Irmãs Scalabrinianas, demonstrou o poder do diálogo e da educação na construção de um ambiente de trabalho mais justo e seguro. Representando a congregação, participou do encontro o advogado Adriano Pistorelo, que contribuiu com sua expertise legal para a fundamentação das ações.

O aumento dos registros formais de contratos de trabalho e a diminuição dos casos de violações são um reflexo direto dessa abordagem colaborativa e humanística. Esses resultados não apenas celebram o sucesso das medidas adotadas, mas também reforçam o compromisso contínuo com a melhoria das condições de vida e trabalho dos migrantes.

Por Adriano Pistorelo, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]