Pesquisar

AESC News #56: Confira as notícias do mês de outubro

Confira a edição 56 da AESC News, com notícias dos acontecimentos do mês de outubro nas áreas de Saúde, Educação e Responsabilidade Social, além de temas ligados à Gestão Institucional e iniciativas da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.


INSTITUCIONAL

Dia 25 de outubro: data para celebrar os 128 anos da Congregação

A Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas foi fundada pelo São João Batista Scalabrini, em Piacenza, na Itália, em 25 de outubro de 1895.

Tem como cofundadores os irmãos: venerável Padre José Marchetti e a Bem-aventurada Assunta Marchetti que, naquele mesmo, ano chegaram ao Brasil.

Eles atravessaram o Oceano Atlântico com os migrantes, com a missão de amparo social, educacional e espiritual à comunidade italiana.

A Associação Educadora São Carlos (AESC) representa a personalidade jurídica da missão das Irmãs Carlistas Scalabrinianas no Rio Grande do Sul.

Com o apoio dos cerca de 4 mil profissionais que integram a instituição, a acolhida às pessoas é vivenciada diariamente nos hospitais Mãe de Deus e Santa Ana, em Porto Alegre, Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. A saúde também compreende os quatro CAPS AD mantidos na capital.

No interior do Estado estão os colégios ESI São Carlos, em Caxias do Sul, ESI Lourdes, em Farroupilha, e ESI São Carlos, em Santa Vitória do Palmar. No campo da responsabilidade social, está o Centro de Atendimento ao Migrante, em Caxias do Sul, com foco na causa originária da Congregação.

No dia, 25/10, celebramos os 128 anos da Congregação e o 1º Aniversário de Canonização do Fundador São João Batista Scalabrini, ocorrida no último dia 9/10. A Missa ocorrida no Hospital Mãe de Deus (fotos) marcou a data, com um auditório lotado e com o fortalecimento dos valores da Congregação junto às equipes.


Legame oferece atendimento em saúde mental em LIBRAS

Para ampliar o acesso ao serviço de saúde mental, o Legame agora oferece também acompanhamento em Libras – Língua Brasileira de Sinais. O benefício está ao alcance de funcionários e funcionárias da AESC e seus familiares. Todos os atendimentos são realizados por vídeo chamada, via WhatsApp. O agendamento pode ser feito de três formas:

  • – Via WhatsApp, através do telefone 51- 3213-8660.
  • – Por escrito, em português.
  • – Por vídeo, em Libras.

De acordo com o supervisor psicólogo do Legame, Eduardo Althaus, essa iniciativa alcança pessoas surdas que muitas vezes não conseguem acessar um serviço de saúde mental. “Nossa proposta foi ampliar o alcance do serviço que ofertamos a todas as pessoas, reconhecendo que a deficiência, na maioria das vezes, encontra-se no acesso e não no sujeito. Trata-se de um importante passo para inclusão organizacional e na garantia de direitos”.


Outubro Rosa mobiliza unidades e serviços da AESC

Ao longo desse mês, diversas ações foram organizadas para alertar sobre a importância da prevenção ao Câncer de Mama e à promoção da saúde da mulher. Confira algumas fotos de como as unidades se mobilizaram pela conscientização.


Palestras sobre assédio são retomadas nas unidades

A equipe de Governança, Riscos e Compliance (GRC), em parceria com as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Assédio (CIPA+A), estão realizando um ciclo de palestras sobre a temática “Assédio no Ambiente de Trabalho: como identificar”.

As palestras, ministradas pelas colaboradoras Camila Alen Porto Alegre e Priscila Bitello, fazem parte do Programa de Treinamentos da área de GRC, que busca conscientizar todas as Unidades de Negócio da AESC sobre as diretrizes éticas trazidas no Código de Conduta Ética da Instituição.

No primeiro semestre do ano, foram realizadas palestras no Hospital Mãe de Deus e no CSC – Centro de Serviços Compartilhados, em Porto Alegre. A retomada ocorreu no mês de outubro, somando sete encontros: um no Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa (04/10); e seis na Unidade Carlos Gomes – UCG HMD, nos dias 17/10 e 19/10. Estão pré-agendadas as capacitações no Hospital Santa Ana e nos CAPS AD, que serão realizadas até o final do ano.

Na página do Workplace “Compliance AESC” estão todas as divulgações desses momentos.


Biblioteca de Conhecimento, no Workplace, promove a Educação Corporativa

Comprometida com incentivo ao crescimento pessoal e profissional de colaboradoras e colaboradores, a área de Educação Corporativa da Gente e Desenvolvimento lançou o curso online “Construção de Relacionamento”.

Conforme traz o título, essa é uma competência da AESC. Construir relacionamentos é como construir uma ponte que nos liga a pessoas em nossas vidas. É a arte de estabelecer, nutrir e manter laços significativos com outras pessoas, baseados em uma comunicação sincera, em confiança, empatia, respeito e cooperação.

Para saber mais, basta acessar o conteúdo do curso procurando por GD Educação Corporativa, no Workplace, e acessar a Biblioteca de Conhecimento. Lá, você encontrará a trilha de Desenvolvimento Institucional, e poderá acessar outros cursos já disponíveis: “O que são competências?” e a “Cartilha do Colaborador”.

Acompanhe as próximas comunicações e conheça as demais competências da AESC!


SAÚDE COMPLEMENTAR

Hospital Santa Ana faz parte do programa Nota Fiscal Gaúcha

O Hospital Santa Luzia, com 100% de seus atendimentos pelo SUS, faz parte do Programa Nota Fiscal Gaúcha, uma iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul que traz uma série de benefícios para a entidade e para a comunidade.

Para as pessoas físicas que vinculam o CPF a suas notas e participam do programa, muitos benefícios são oferecidos, como desconto de Bom Cidadão no IPVA e sorteios de prêmios em dinheiro. Mas também é uma oportunidade de cidadania para auxiliar projetos de entidades sociais.

Quando uma pessoa faz cadastro no programa, ela pode escolher e indicar entidades sociais para pontuar e receber repasses financeiros – a cada trimestre, ocorre a apuração dos resultados da pontuação e é realizado o repasse financeiro para as instituições. O teto é de R$ 20 mil para cada trimestre (R$ 80 mil/ano).

Já as entidades cadastradas, como o Santa Ana, ficam aptas a desfrutar de recursos adicionais para investir em seus projetos e ações voltados à qualificação da saúde e ao bem-estar da população atendida.

Para participar e ajudar o HOSPITAL SANTA ANA, em Porto Alegre:
• Se você mora na região de Porto Alegre:
Em “ESCOLHA ENTIDADE”:
Clique no ícone “+” na Área de SAÚDE,
Busque no município PORTO ALEGRE,
Encontre a opção HOSPITAL SANTA ANA,
Selecione o Hospital e clique em SALVAR.

• Se você mora em outras regiões:
Em “ESCOLHA ENTIDADE”:
Em área de “LIVRE ESCOLHA”, clique no ícone “+”.
Selecione a área “SAÚDE”.
Busque o município “PORTO ALEGRE”.
Encontre a opção “HOSPITAL SANTA ANA”.
Selecione o Hospital e clique em SALVAR.

IMPORTANTE: lembre-se de sempre pedir o CPF em suas notas.

O Hospital Santa Luzia, sob a gestão da AESC em Capão da Canoa, também participa do programa. Você poder inseri-lo como entidade beneficiada ao usar a opção LIVRE ESCOLHA, no site.

Acesse aqui o link para saber como auxiliar, também, o Hospital Santa Luzia.


Sarau com Deborah Finocchiaro inaugura “Geloteca” e “Gelotequinha” do Santa Ana

O Hospital Santa Ana proporcionou um momento transformador no dia 5/10: a realização de um Sarau para inaugurar a “Geloteca” e da “Gelotequinha”, duas iniciativas que prometem levar a magia dos livros para dentro da instituição. O evento teve a participação da multiartista Deborah Finocchiaro, criadora da Companhia de Solos & Bem Acompanhados.

“Geloteca” e “Gelotequinha” são ações em parceria com Rotary Club Porto Alegre Glória-Teresópolis (@rotarygt_) e a artista urbana Dâm (@dm.tinta) e também marcam a passagem do aniversário de cinco anos do Santa Ana.

A partir de geladeira desativada e grafitada por Dâm, o “Projeto Geloteca: Itinerário da Imaginação” surgiu com o propósito de democratizar o acesso à leitura e ofertar recursos materiais que possibilitem entretenimento – para pacientes, acompanhantes e colaboradores do Santa Ana. Com isso, busca-se minimizar sentimentos presentes durante o período da hospitalização, além de promover o estímulo ao fortalecimento de vínculo por meio da leitura compartilhada e da realização de passatempos.

De acordo com os autores, que fazem parte da Equipe Multiprofissional do Hospital Santa Ana, “é um processo que fortalece e amplia o repertório emocional do paciente frente ao seu processo de adoecimento”, destaca David Mantalof, supervisor da Equipe.


Saúde Mental de gestantes usuárias de substâncias psicoativas é tema de evento na Capital

No Dia Mundial da Saúde Mental, data ONU celebrada em 10 de outubro, o Hospital Santa Ana recebeu o evento “Experiências de cuidado em atenção hospitalar a gestantes usuárias de substâncias psicoativas e/ou com transtornos de saúde mental”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, em parceria com a AESC.

A temática foi voltada a gestores municipais e profissionais que atuam no atendimento a gestantes em hospitais, serviços especializados e unidades de saúde da Capital. O encontro teve transmissão em tempo real pelo canal da AESC no YouTube.

Conforme o diretor de Atenção Hospitalar da SMS, Favio Telis, a ideia foi fazer um alinhamento técnico e compartilhar experiências. “Tratamos de algumas pactuações na linha de cuidado da atenção à saúde mental de gestantes usuárias de substâncias psicoativas e/ou com transtornos mentais, do pré-natal à alta após o parto”, comenta.

A abertura teve a presença do secretário de Saúde da Capital, Fernando Ritter, e da diretora-presidente da AESC, Ir. Lucia Boniatti. Participaram representantes dos hospitais Santa Ana, Materno-infantil Presidente Vargas, Fêmina/GHC, Conceição, Clínicas e Instituto Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.


Dia do Médico é celebrado nos hospitais da Saúde Complementar

A data de 18/10, dedicada a reconhecer a dedicação de médicos e médicas, contou com ações de acolhimento e informação direcionadas aos profissionais que atuam na Saúde Complementar.

No Hospital Santa Ana, o dia começou com um café da manhã e a Roda de Conversa “Avaliação de índices de comorbidades como preditores de mortalidade hospitalar”, com presença da convidada a Dra. Laura Bahlis, médica internista, mestre e doutora em epidemiologia pela UFRGS, plantonista da emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

No litoral, a Diretoria do Hospital Santa Luzia prestigiou a categoria durante o café servido no Estar Médico, em Capão da Canoa. Já em Torres, médicas e médicos participaram do café oferecido na sala de reuniões da Diretoria.


SAÚDE SUPLEMENTAR

Ir. Lúcia Boniatti é homenageada no CONAHP

Um dia especial para reconhecer quem fez e faz tanto pela nossa instituição. O Congresso Nacional de Hospitais Privados (CONAHP), considerado um dos maiores da área da saúde do Brasil, homenageou a Irmã Lucia Boniatti, pelo seu envolvimento e dedicação à área da saúde, à frente da AESC, mantenedora do Mãe de Deus.

A cerimônia de entrega ocorreu durante a abertura do evento, com a fala da Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e comoveu o público, que aplaudiu de pé. No palco, fotos da longa trajetória voltada para o setor hospitalar e a área da saúde, mostraram um pouco da vida de Ir. Lucia. Organizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o evento aconteceu nos dias 18 e 19/10, em São Paulo (SP), e reuniu grandes especialistas em palestras e eventos.


Unidade Carlos Gomes lança campanha com novo posicionamento institucional

É com muito orgulho que compartilhamos o novo posicionamento do Hospital Mãe de Deus – Unidade Carlos Gomes (UCG). A UCG passou por uma transformação nestes últimos anos e, agora, chegou o momento de se posicionar como o Hospital Dia, que oferece a melhor experiência àquelas pessoas que buscam bem-estar e saúde.

Além de peças publicitárias da Unidade distribuídas em bairros estratégicos de Porto Alegre, há um novo vídeo de manifesto e um novo perfil de Instagram da UCG: @hmd.carlosgomes.

Siga a nova página e compartilhe em suas redes o conteúdo. Seja um embaixador da marca! Contamos com vocês nessa nova etapa da nossa história.


Dia do Médico é marcado por celebração especial

A missão diária de cuidar do outro. A busca insaciável por novas tecnologias como meio para melhorar o tratamento do paciente. A procura constante pela perfeição. O acolhimento e o carinho na fala. Tudo isso move e faz parte do dia a dia do médico. E, em 18 de outubro, celebramos esse profissional tão vital para a nossa saúde.

No Mãe, o Dia do Médico foi comemorado com o carinho e acolhimento que eles sempre proporcionam a seus pacientes. O dia iniciou com um café da manhã especial, uma singela homenagem para todos aqueles que se dedicam diariamente a transformar vidas. Além disso, o Centro Integrado de Oncologia, a Unidade Carlos Gomes e a Unidade de Radioterapia também contaram com ações em alusão à data. Confira mais fotos do evento clicando no link abaixo.


EDUCAÇÃO

Colégios recebem o Selo Verde da Rede ESI

Durante o 4º Congresso de Boas Práticas da Rede ESI (Rede Scalabriniana Integrada) de 2023, que aconteceu no mês de agosto, os colégios ESI São Carlos, ESI Lourdes e ESI São Carlos – Santa Vitória do Palmar receberam o Selo Verde, que reconhece o comprometimento das escolas com projetos de educação ambiental e sustentabilidade, que também integram os valores expressados pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

O Selo Verde foi criado com o intuito de trazer a certificação para empresas que produzem de forma a diminuir os impactos ambientais e sociais. É uma garantia de que é mantido um sistema de gestão ambiental, que garante proteção dos recursos naturais e a saúde humana.

Na ocasião, os 12 Colégios da Rede ESI puderam expressar com orgulho o fato de que foram certificados com sucesso, atingindo a marca de 100% de adesão ao Selo Verde. O comprometimento com a sustentabilidade cumpre um papel crucial na conscientização e na transformação positiva de nossa Casa Comum e reflete o compromisso dos colégios mantidos pela AESC em deixar um mundo melhor para as gerações futuras.


RESPONSABILIDADE SOCIAL

CAM e parceiros promovem Seminário da Cátedra Sérgio Vieira de Mello

O Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em parceria com o ACNUR, a Agência da ONU para os Refugiados, e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), realizarão de 6/11 a 8/11, a 14ª edição do Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello.

O seminário acontece com o objetivo de resgatar o histórico da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e planejar a atuação das instituições universitárias na temática do refúgio. As atividades presenciais ocorrerão no Auditório do Bloco H, no Campus-Sede da UCS. Três grupos de trabalho online debaterão pesquisas sobre os seguintes temas:

  • – Refúgio, Direitos Humanos e Responsabilidade dos Estados: desafios atuais para a comunidade internacional
  • – Governança Migratória: Política Nacional de Migração e Políticas Públicas transversais de proteção
  • – A atuação das universidades no processo de ampliação da rede de amparo e proteção às populações migrantes e refugiadas.

O trabalho da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, consiste em promover a educação, pesquisa e extensão acadêmicas voltadas à população em condição de refúgio, em cooperação com centros universitários nacionais. Atualmente, 40 universidades são conveniadas em todo o Brasil.

Anote aí
XIV Seminário Nacional das Cátedras Sérgio Vieira de Mello.
Local: Campus sede da UCS – Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – CEP 95070-560 – Caxias do Sul
Datas: 06, 07 e 08 de novembro
Inscrições gratuitas no botão abaixo.


QR Codes têm sido usados para roubar credenciais

A área de Segurança da Informação da AESC alerta que criminosos digitais estão atacando usuários com uma nova campanha de phishing (crimes cibernéticos), que utiliza QR codes para o roubo de credenciais.

A abordagem mais recente faz uso de QR Code que, quando escaneado, leva a vítima ao site principal do phishing. Como os criminosos optam por esse método de levar até o endereço malicioso, os usuários expõem seus celulares, que contam com menos medidas de segurança do que computadores.

Após a segunda rodada de digitação das informações, os dados são enviados para os criminosos, enquanto o usuário não suspeita de nada.

Como proteger seus dados:

  • Sempre compre em aplicativos ou sites oficiais: é comum que os cibercriminosos usem páginas falsas com ofertas muito atraentes. A melhor coisa que os consumidores podem fazer é visitar diretamente os sites de compras confiáveis, sem passar por links.
  • Evite anúncios: não clique em pop-ups e janelas. Esses são vetores de phishing;
  • Cuidado com e-mails e mensagens de texto: nos tempos festivos, é comum observar lojas enviando e-mails com anúncios e promoções. Os cibercriminosos também fazem isso. É importante que o consumidor nunca clique em links e anexos, ou compartilhe informações, mesmo que o e-mail ou a mensagem de texto peça para fazer isso;
  • Use um antivírus: é importante ter um antivírus instalado nos dispositivos, incluindo smartphones, para detectar e eliminar ameaças antes delas afetarem o aparelho.

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]