Pesquisar

AESC News 72: Confira as notícias de junho

Confira a edição 72 da AESC News, com notícias dos acontecimentos do mês de julho nas áreas de Saúde, Educação e Inovação, além de temas ligados à Gestão Institucional e iniciativas e acontecimentos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

Por dentro das áreas

Como atua a área de Ouvidoria do Hospital Santa Luzia

A Ouvidoria do Hospital Santa Luzia tem como responsabilidade garantir que o paciente e seus familiares tenham um canal seguro, empático e efetivo para serem ouvidos. Sua missão é identificar oportunidades de melhoria a partir da experiência real de quem utiliza ou atua na instituição, além da análise de tendências e recorrências, contribuindo com dados relevantes para decisões estratégicas da gestão.

A área não trata apenas de lidar com manifestações, mas de ser um ponto de apoio para o paciente e para o colaborador em momentos delicados, de vulnerabilidade ou de dúvida.

Atualmente, a Ouvidoria do HSL está colocando em prática o projeto “Escuta Ativa Integrada”, que busca tornar o atendimento da ouvidoria ainda mais próximo, acolhedor e propositivo. A proposta envolve a realização de visitas programadas aos setores assistenciais e administrativos, onde pacientes, familiares e colaboradores são ouvidos, antes mesmo que as demandas se transformem em uma reclamação formal.

Além disso, o projeto também fortalece a humanização, porque aproxima a ouvidoria das pessoas, cria um ambiente de confiança e demonstra que estamos verdadeiramente abertos ao diálogo.

“O hospital é um espaço de cuidado, e a Ouvidoria precisa refletir isso: ser acolhedora, escutar com empatia e responder com seriedade. O que mais me chamou a atenção foi a sensibilidade necessária para atuar aqui.”

Paulo Roberto de Oliveira, auxiliar administrativo do HSL

Saúde

O chá beneficente Mãe Pela Vida foi um sucesso!

Mais do que um encontro solidário, esse momento reforçou o compromisso com quem mais precisa. Toda a renda será revertida para apoiar as ações da AESC, que leva saúde, educação e acolhimento para milhares de pessoas. Agradecemos a todos que participaram e tornaram essa causa ainda mais forte.

Sarau da Geloteca no Hospital Santa Ana

No dia 03 de julho, ocorreu o Sarau da Geloteca, que acontece mensalmente no Hospital Santa Ana para promover a saúde e o bem-estar dos pacientes hospitalizados.

Através de música, acolhimento e troca entre colaboradores, pacientes, familiares e acompanhantes, a iniciativa reforça o cuidado humanizado, criando conexões afetivas e contribuindo para a recuperação emocional dos pacientes.

De acordo com as psicólogas clínicas do Hospital, Laís Duarte e Danielly Bittencourt, “o sarau, por meio da arte e da humanização, fortalece os vínculos entre pacientes, acompanhantes e equipe. Além disso, contribui significativamente para a estabilidade do humor dos pacientes durante o processo de hospitalização.”

Ministro da Saúde visita o Hospital Mãe de Deus

Na sexta-feira, 18 de julho, o Ministro da Saúde do Governo Brasileiro, Alexandre Padilha, esteve no Hospital Mãe de Deus. Na ocasião, Padilha e sua comitiva conheceram mais de perto as iniciativas da AESC nas áreas de saúde, educação e responsabilidade social, além de visitarem as obras de reconstrução do Hospital.

Essa importante etapa de retomada dos serviços do Mãe de Deus só está sendo possível devido ao investimento do Governo Federal por meio do BNDES. A AESC agradece ao Ministro pelo apoio às ações que visam qualificar ainda mais a assistência em saúde no país. A presença do Ministério da Saúde reforça a importância do trabalho que vem sendo realizado pela AESC em benefício da comunidade.

Nossa Gente

130 anos da Congregação: saúde faz parte do propósito das Scalabrinianas

Você já parou pra pensar em como a saúde está ligada ao propósito Scalabriniano? Desde o início da Congregação, ela caminha junto com a missão de acolher, cuidar e promover a vida de migrantes e refugiados. Irmã Maria do Carmo, Coordenadora do Programa de Formação Scalabriniana, conta como tudo começou, com sensibilidade, entrega e muita fé.

Responsabilidade Social

Feira de Cultura no CAM

Em 21 de julho, o CAM viveu um dia repleto de cores, sons e histórias durante a Feira de Cultura das turmas do curso de português para migrantes e refugiados, realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o ACNUR Brasil.

Inovação

Pensando em viajar nas férias? Conheça os riscos ocultos das redes Wi-Fi em aeroportos

As redes Wi-Fi públicas em aeroportos podem parecer convenientes, mas escondem diversos riscos de segurança. Abaixo, estão os principais perigos ocultos.

  1. Ataques “Man-in-the-Middle”: hackers podem interceptar a comunicação entre seu dispositivo e a internet, capturando dados como senhas, e-mails e informações bancárias.
  2. Redes Wi-Fi falsas: criminosos criam redes com nomes parecidos com os oficiais do aeroporto para enganar usuários. Ao se conectar, você pode estar entregando seus dados diretamente ao invasor.
  3. Falta de criptografia: muitas redes públicas não usam criptografia adequada, o que significa que qualquer dado transmitido pode ser facilmente interceptado.
  4. Distribuição de malware: hackers podem explorar vulnerabilidades para instalar malwares automaticamente em dispositivos conectados à rede.
  5. Captura de dados pessoais: mesmo redes legítimas podem coletar dados sobre seus hábitos de navegação, localização e dispositivos usados, muitas vezes, sem consentimento claro.
  6. Sessões não seguras: sites que não usam HTTPS deixam suas sessões vulneráveis, permitindo que invasores roubem cookies e acessem suas contas.

Dicas para se proteger

• Evite acessar bancos, e-mails corporativos ou redes sociais em redes públicas.
• Verifique se o site usa HTTPS.
• Desative o compartilhamento de arquivos e o Wi-Fi automático.
• Prefira usar dados móveis para atividades sensíveis.

Educação

Arrecadação histórica: 8,1 toneladas de alimentos doados pelo colégio São Carlos

A Gincana Cultural e Social 2025 do Colégio São Carlos, de Caxias do Sul, mobilizou alunos, famílias, educadores e colaboradores em uma ação de grande impacto: a arrecadação de mais de 8 toneladas de alimentos, destinados a instituições sociais da cidade.

A iniciativa, realizada com os alunos do Ensino Fundamental II, demonstrou o poder transformador da educação quando aliada a valores como empatia, responsabilidade social e espírito comunitário – pilares da proposta pedagógica scalabriniana.

A mobilização solidária chamou a atenção da imprensa local e ganhou destaque no site do jornal Pioneiro/GZH, que reconheceu a arrecadação como uma das maiores já realizadas por uma escola em Caxias do Sul.

Por AESC, com o Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados