Na terça-feira, 23, as Animadoras Vocacionais Scalabrinianas regionais e locais estiveram reunidas para aprofundar o tema “Intervenção juvenil: Identidade própria e planejamento”, com a assessoria do Ir. Marcio Acosta (Marista).
Ele iniciou com algumas abordagens da juventude como desejo de liberdade, autenticidade, atração pelo grupo, hipersensibilidade; refletiu sobre o questionamento “Quem são os jovens?”, para o qual deu as respostas: Sujeito de liberdade, história de vida, condição social, sujeito de transformação. Ele destacou que os jovens são, também, oportunidade para cada Animadora Vocacional retomar o itinerário vocacional, que é um caminho de acompanhamento com as nossas juventudes.
Ir. Marcio ressaltou que o projeto estratégico requer um olhar ampliado, priorizando o que realmente pode ser eficaz, astucioso na missão da instituição. Ele sublinhou que os projetos operacionais são sistematizados pedagogicamente e fortalecem o estratégico, e existem com objetivos, justificativas, fundamentação teórica, metodologia, desenvolvimento, possibilidades de execução, e devidamente organizados no caminho apontado pelo estratégico.
Foi uma tarde de partilha, escuta, desafios, propostas e gratidão pela missão de cada Animadora Vocacional Scalabriniana.
Por Ir. Carmen Lúcia Oliveira Pereira, com a Equipe de Comunicação