Na segunda-feira, 24, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou uma audiência pública sobre “Refugiados Climáticos e Direitos Humanos”, promovida pelo Deputado Matheus Gomes. O evento reuniu especialistas, representantes de organizações de direitos humanos e instituições que assistem migrantes, como o Fórum Permanente de Mobilidade Humana – FPMH, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, além de Irmãs e Padres Scalabrinianos.
Os debates abordaram os efeitos devastadores da crise climática, que força milhões a deixar suas casas, destacando a urgência de uma resposta efetiva do poder público. A presença das Irmãs Scalabrinianas enfatizou a importância da solidariedade e a responsabilidade do Estado na proteção dos direitos dos mais vulneráveis de modo particular dos migrantes e refugiados.
A audiência exigiu um movimento conjunto e decisivo, onde o poder público deve assumir a liderança na criação de soluções que não apenas respondam às demandas imediatas, mas que também preparem o Estado para os desafios futuros trazidos pelas mudanças climáticas. Juntos, podemos fazer a diferença, mas é fundamental que o compromisso seja real e efetivo.











Por Ir. Claudete Ana Lodi Rissini, com o Serviço de Comunicação