Pesquisar

“Cabe a cada família pensar que está em jogo o futuro dos seus filhos”, afirma Papa na Laudate Deum

Foto: Canva

A Exortação Apostólica “Laudate Deum” foi lançada como uma segunda parte da Laudato Si’, de 2015, sobre o cuidado da casa comum

Nessa quarta-feira, 4, Festa de São Francisco de Assis e encerramento do Tempo Ecumênico da Criação, o Papa Francisco lançou sua Exortação Apostólica “Laudate Deum” (Louvai a Deus), sobre a crise climática.

Na introdução do documento, o Papa destaca sua preocupação de que o mundo esteja se aproximando de um ponto de ruptura. “Não há dúvida que o impacto da mudança climática prejudicará cada vez mais a vida de muitas pessoas e famílias. Sentiremos os seus efeitos em termos de saúde, emprego, acesso aos recursos, habitação, migrações forçadas e noutros âmbitos”, escreve Francisco.

O Papa fala das diversas inciativas tomadas para conter a crise climática, mas, também, dos diversos fracassos e erros da humanidade nesse caminho. “Por ocasião das Conferências sobre o Clima, chamam frequentemente a atenção as ações de grupos ditos «radicalizados»; mas na realidade eles preenchem um vazio da sociedade inteira que deveria exercer uma sã pressão, pois cabe a cada família pensar que está em jogo o futuro dos seus filhos”, ressalta ele.

Na Exortação, o Pontífice recorda, ainda, as motivações baseadas na fé para o cuidado com a criação e encoraja “os irmãos e irmãs doutras religiões a fazerem o mesmo, porque sabemos que a fé autêntica não só dá força ao coração humano, mas transforma a vida inteira, transfigura os objetivos pessoais, ilumina a relação com os outros e os laços com toda a criação.”

““Laudate Deum” é o título desta carta, porque um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus torna-se o pior perigo para si mesmo”, conclui o Papa Francisco.

Segunda parte da Laudato Si’
A Exortação Apostólica foi anunciada pelo Papa Francisco como “uma segunda parte da Laudato si’ para atualizar as questões” em 21 de agosto, quando adiantou a elaboração do documento a uma delegação de advogados de países membros do Conselho da Europa signatários do Apelo de Viena.

Em 30 de agosto, durante a Audiência Geral, o Papa anunciou oficialmente a data de lançamento e o formato do documento, que vem com o objetivo de criar uma maior união entre os irmãos cristãos “no compromisso de salvaguardar a criação como um dom sagrado do Criador.”

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]