Com um olhar de gratidão e esperança, a Província Maria Mãe dos Migrantes (PMMM) apresentou no XV Capítulo Geral das Scalabrinianas o caminho percorrido nos últimos anos e os horizontes que se abrem para o futuro.
A partilha iniciou com um panorama da realidade provincial, marcada pela diversidade cultural e geográfica das presenças missionárias e seguiu com o testemunho das “Alegrias”, expressão concreta da vida que brota da missão. Foi uma apresentação vibrante, que revelou o empenho das irmãs, formandas, leigos e colaboradores no serviço às juventudes, às comunidades e aos migrantes e refugiados, em um movimento constante de escuta e discernimento.
As alegrias de: seguir Jesus Cristo; profetizar, caminhar com os migrantes e refugiados e da partilha, refletiram a fidelidade criativa com que a PMMM vem respondendo aos apelos da Igreja e da Congregação: a consolidação de processos de formação e acompanhamento, a integração das comunidades e serviços, a criação de novos espaços de missão, a ampliação de parcerias e redes, o fortalecimento do serviço de comunicação e o cuidado com a vida fraterna e consagrada.
Ao mesmo tempo, foram reconhecidos desafios que interpelam o presente e pedem renovado compromisso: manter viva a espiritualidade e o ardor missionário em contextos complexos; fortalecer a cultura vocacional; sustentar a comunhão entre as diversas realidades e linguagens e comunicar “encontrando as pessoas onde e como são”, como nos desafia o Papa Francisco.
Com o olhar voltado ao futuro, a PMMM reafirmou o desejo de continuar caminhando juntas, com audácia e esperança, cultivando a vida consagrada e missionária à luz do carisma scalabriniano e dos clamores dos migrantes e refugiados.
A partilha foi concluída com a apresentação do Plano Estratégico de Comunicação, que expressa o compromisso de testemunhar, com clareza e beleza, a vida e a missão das Scalabrinianas, tornando visível a presença de Deus que continua a agir na história, especialmente entre os que estão em movimento.
A partilha da PMMM no XV Capítulo Geral foi um cântico de gratidão e confiança, testemunhando a alegria de seguir Jesus Cristo na missão de acolher, servir e caminhar com os migrantes e refugiados.







































Por Ir. Luciana Pitol, do Serviço de Comunicação