O Dia Mundial da Vida Consagrada foi celebrado nesta segunda-feira, 2, no Bosco Youth Centre, em Walkerville, Gauteng, na Arquidiocese de Joanesburgo. A celebração reuniu aproximadamente 80 religiosos e religiosas de diversas congregações, unidos em oração e ação de graças pelo dom da vida consagrada na Igreja. Entre eles estavam as Irmãs Scalabrinianas da Comunidade Kamogelo, Marizete Garbin, Marivane Chiesa e Neide Lamperti.
A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Stephen Brislin, Arcebispo de Joanesburgo e Presidente da Conferência dos Bispos Católicos da África Austral (SACBC). Em sua homilia, o Cardeal Brislin recordou a mensagem dos Institutos de Vida Consagrada para esta data e expressou sincera gratidão pelo bem que cada congregação realiza no âmbito da Arquidiocese de Joanesburgo. Reconheceu o testemunho profético dos religiosos e religiosas nas áreas da educação, da pastoral e do serviço social, encorajando-os a permanecerem fiéis à consagração religiosa e aos carismas recebidos por ação do Espírito Santo.
O Cardeal desafiou ainda os presentes a buscarem novas formas de se fazerem presentes junto às famílias, aos migrantes, aos desempregados e, de modo especial, aos jovens. Questionou como a vida consagrada pode responder às realidades daqueles que enfrentam desafios de saúde mental, recordando que somos chamados a caminhar muitas vezes rumo ao desconhecido. Encorajou os religiosos a não se deixarem desanimar diante das dificuldades, mas a permanecerem fiéis ao que lhes foi transmitido, a buscar a vontade de Deus na oração e a viver profundamente o encontro da criatura com o Criador, do servo com o Senhor, como essência da vocação consagrada.

















Por Ir Neide Lamperti, com o Serviço de Comunicação















