Pesquisar

Curso de Formação Permanente reuniu Irmãs para aprofundar missão entre os migrantes

Entre os dias 28 de junho e 19 de julho, as Scalabrinianas estiveram reunidas entre Roma e Piacenza, na Itália, para a realização do IV Curso de Formação Permanente do sexênio 2019-2025, que teve como tema “Consagradas para a missão junto aos migrantes e refugiados” e lema “Caminha humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8).

Terceira Comunicação do Curso de Formação Permanente

Segunda Comunicação do Curso de Formação Permanente

Primeira Comunicação do Curso de Formação Permanente

Abertura do IV Curso Congregacional de Formação Permanente do sexênio 2019-2025

As Scalabrinianas iniciaram nesta segunda-feira, 30, o IV Curso Congregacional de Formação Permanente do sexênio 2019-2025, que acontece em Roma e Piacenza até o dia 19 de julho, com o tema: “Consagradas para a missão junto aos migrantes e refugiados” e o lema: “Caminha humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8).

O Curso foi iniciado com a missa de abertura com os padres Scalabrinianos: Dom Adilson Busin e Pe. Isaldo Antônio Bettin. Em seguida, foram apresentadas a organização do curso, informações gerais e dinâmicas de integração. Durante a tarde, as participantes realizaram a Peregrinação à Igreja de Santa Prassede (Titular de São Carlos Borromeo) e a Passagem na Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior.

Em seu discurso de abertura, a Superiora Geral das Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátia Mariano, destacou sua gratidão pela participação das Irmãs e a importância do curso. “Faço votos de que, no decorrer desses dias de formação, possam sentir de forma intensa e operante a presença misericordiosa de Deus, do qual provêm “toda a boa dádiva e todo o dom perfeito”. E, neste sentido, sintam-se fortalecidas pela comunhão intensa de todas nós do governo geral e comunidade, que acompanharemos com muito interesse esta realização congregacional”, afirmou Ir. Neusa.

Ir. Neusa convidou, ainda, as Irmãs a viverem esse momento formativo “em profunda comunhão e em sintonia com todos os migrantes e refugiados, atentas à realidade e procurando discernir, nos desafios, os apelos de Deus para o nosso ser consagrado e missionário scalabriniano.”

Em seu discurso de abertura, a Ir. Elizangela Chaves Dias, Coordenadora do Curso Congregacional de Formação Permanente, ressaltou que a formação permanente é um constante caminhar humildemente com Deus. “Às vezes, porém, é necessário retirar-se para um lugar deserto, como sugere o evangelista Marcos, para estar com o Mestre, alimentar-se da sua palavra e revestir-nos do seu espírito, para que, revigorados, possamos retomar a nossa missão com renovada energia e entusiasmo”, afirmou.

Ir. Elizangela recordou que o curso aprofundará temas que moldam a espiritualidade scalabriniana e destacou, ainda, às Irmãs que “não nos faltam motivos para viver intensamente este tempo privilegiado”, convidando a celebrar a alegria do Jubileu, pedindo a Deus que abra os corações e mentes para “acolher e valorizar as novas propostas, os novos desafios de crescimento pessoal e congregacional, que surgirão do contato com as fontes autênticas da Igreja e do nosso Instituto.”

Durante o IV Curso Congregacional de Formação Permanente, além dos momentos formativos as Irmãs terão, também, a oportunidade de visitar lugares importantes da Igreja Católica, como a necrópole do Vaticano e a tumba de São Pedro, e da história da Congregação, como o museu de Scalabrini em Piacenza e a Capela Episcopal onde as primeiras irmãs fizeram os votos.

O curso Congregacional de Formação Permanente é um tempo de graça e uma oportunidade privilegiada para conhecer, ouvir, compartilhar e renovar a identidade carismática e missionária como Irmãs Scalabrinianas, bem como uma renovada possibilidade de ir a lugares sagrados e “beber” nas fontes congregacionais.

Entre as participantes do IV Curso Congregacional de Formação Permanente, estão 15 Irmãs da Província Maria, Mãe dos Migrantes, são elas:

  • Ir. Adiles Lucia Menti
  • Ir. Ana Maria Zanon
  • Ir. Carmem Antônia Lisot
  • Ir. Cirlene Sasso
  • Ir. Elisete f. Dos Santos Beié
  • Ir. Elza Ferreira
  • Ir. Lídia Cardoso
  • Ir. Luciana Pitol
  • Ir. Maria Aparecida dos Anjos
  • Ir. Maria Lélis da Silva
  • Ir. Mariza Roberta Ruas
  • Ir. Maria de Lourdes Araújo
  • Ir. Neide Lamperti
  • Ir. Rosinei Kuffel Gabriel
  • Ir. Silvia Angela Cenci
  • Ir. Zenaide de Fátima Fidélis

Do Serviço de Comunicação

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
julho 2025
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados