Desde 1914, a Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Todos os anos, a data escolhida para esta celebração é o último domingo do mês de setembro, neste ano, no dia 25.
Com a celebração do 108º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a Igreja pretende sensibilizar as pessoas em relação aos dramas e alegrias da migração e do refúgio. A mensagem do papa para a celebração de 2022 tem como tema “Construir o futuro com migrantes e refugiados”.
Desde o início do seu pontificado, o Papa Francisco dedicou especial atenção para essa realidade, denunciando os dramas e anunciando as alegrias da migração e do refúgio a partir do amor e da misericórdia de Deus. E na sua mensagem deste ano não é diferente. Nela, o Papa destaca a esperança na justiça do Reino de Deus inaugurado por Jesus.
O Reino de Deus não vai se manifestar de forma definitiva em nossa história, mas já está presente naqueles que acolheram a salvação. Desse plano divino ninguém deve ser excluído, por isso, o futuro é construído com todos, incluindo os migrantes e refugiados, destaca o papa na mensagem.
Em sua mensagem pelo Dia Mundial do Migrante e do Refugiados, a Superiora Geral das Scalabrinianas, Irmã Neusa de Fátima Mariano, reforça a mensagem do Papa e afirma que todas as Missionárias Scalabrinianas são “chamadas a construir o futuro, tendo o olhar no hoje e atentas na acolhida, no serviço e no compromisso”.
Leia a mensagem da Superiora Geral na íntegra:
A mensagem também está disponível em espanhol e italiano, acesse abaixo:
Por Wellington da Silva de Barros