Arcebispo de Porto Alegre/RS será o 14º presidente da CNBB
Na segunda-feira, 24, dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre/RS e atual primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi eleito presidente da CNBB para o próximo quadriênio (2023 – 2027). Dom Jaime será o 14º presidente da Conferência.
Perguntado pelo atual presidente, dom Walmor Oliveira de Azevedo, se aceita a função a ele confiada pelo episcopado brasileiro, conforme prevê o Estatuto, dom Jaime respondeu: “Com humildade, simplicidade, temor e tremor, mas sobretudo na fé, em espírito de comunhão e colaboração, sim!”.
A eleição foi realizada na manhã de segunda-feira, quando Dom Jaime foi eleito em terceiro escrutínio, o qual pede maioria simples dos votos. O anúncio foi feito no início da sessão reservada, no auditório Noé Sotillo, no período da tarde.
Nas eleições da CNBB, realizadas em votações separadas para que não haja formação de chapas, é considerado eleito aquele que atingir a maioria de 2/3 dos votos no primeiro ou no segundo escrutínio. Caso o mais bem votado não alcance esse número nas duas primeiras votações, o terceiro escrutínio é feito entre os dois candidatos mais votados, elegendo aquele que obtiver maioria absoluta.
Atualmente, acontece em Aparecida/SP a 60º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que ainda deve eleger outros três nomes para compor a presidência: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente e Secretário Geral. Além disso, também serão eleitos 12 nomes para compor a presidência de cada uma das comissões da CNBB, dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.
Dom Jaime Spengler deve assumir a cadeira de presidente após a posse oficial da presidência, na sexta-feira, 28, depois que todos os nomes forem eleitos.
Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação Virtual