Pesquisar

“É necessário dobrar os esforços para combater as redes criminosas”, afirma Papa Francisco em oração pelos migrantes e refugiados

Mais de 4.800 pessoas morreram em rotas migratórias ao redor do mundo em 2023

Nesta quinta-feira, 19, o Papa Francisco conduziu o momento de oração pelos migrantes e refugiados na Praça São Pedro, em frente ao monumento Angels Unaware, criado em homenagem aos migrantes pelo artista canadense Timothy P. Schmalz.

Durante sua reflexão, o Papa citou a parábola do Bom Samaritano e convidou os participantes a ouvirem pensando nos migrantes. “A estrada, que levava de Jerusalém a Jericó, não era segura, assim como não são hoje as numerosas rotas migratórias que atravessam desertos, florestas, rios e mares”, refletiu Francisco.

O Pontífice refletiu sobre os desafios enfrentados pelos migrantes em seu caminho, muitos deles enganados pelos traficantes de pessoas. “As rotas migratórias do nosso tempo estão cheias de homens e mulheres feridos e abandonados semimortos, cheias de irmãos e irmãs cujo sofrimento grita aos olhos de Deus. Com frequência, trata-se de pessoas que fogem da guerra e do terrorismo, como infelizmente temos visto nestes dias”, lembrou.

Francisco destacou que, assim como na parábola, hoje existe quem ignore o sofrimento dos migrantes e siga adiante sem ajudar, mas, assim como o bom samaritano, devemos nos fazer próximos das pessoas em mobilidade, cuidando de suas feridas e aliviando seu sofrimento. “Para muitos, infelizmente, é já demasiado tarde e só nos resta chorar sobre o seu túmulo, se é que tiveram um; mas o Senhor, que conhece o rosto de cada um, não o esquece”, lamentou o Papa.

Ele destacou, ainda, que na ação do bom samaritano vemos “o sentido dos quatro verbos que resumem a nossa ação com os migrantes: acolher, proteger, promover e integrar” e convidou todos a se comprometerem para que o caminho se torne mais seguro.

“É necessário dobrar os esforços para combater as redes criminosas, que especulam sobre os sonhos dos migrantes; mas ocorre igualmente indicar-lhes estradas mais seguras. Há necessidade, pois, de maior empenho para se ampliar os canais migratórios regulares”, disse Francisco, que destacou, ainda, a tendência de aumento nos fluxos migratórios.

Segundo dados do projeto Missing Migrants, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde o início de 2023, pelo menos 4.817 migrantes perderam a vida em rotas migratórias em todo o mundo. Desse total, 2.445 morreram ao tentar cruzar o Mar Mediterrâneo a caminho da Europa.

Por Amanda Almeida, da Equipe de Comunicação, com informações de Vatican News

Compartilhe esta informação. É muito importante.

As pessoas também estão lendo:

AGENDA DE PUBLICAÇÕES
abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Irmãs Scalabrinianas

Estão presentes em muitos países do mundo.
Para melhor exercer sua missão, a Congregação divide-se em províncias/regiões de missão.
 
Nestes espaços, as irmãs se dedicam à missão que aceitaram realizar, comprometendo-se com a vida, especialmente dos que mais sofrem, dos migrantes, dos refugiados.
 
São mulheres que escolheram seguir o chamado de Deus, confiando-lhes uma linda e importante missão na igreja.

Siga-nos

Mais recentes no site

Conheça o trabalho das Irmãs Scalabrinianas com migrantes e refugiados

[elfsight_whatsapp_chat id="5"]