De acordo com dados preliminares do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos Estados Unidos, foram registrados 34.631 encontros com migrantes nas fronteiras do país. O número representa uma queda de 57% em relação ao número observado em janeiro de 2025.
De acordo com um anúncio da Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, tanto os números de encontros de migrantes com o CBP quanto as detenções pela Patrulha de Fronteira dos EUA “permanecem em níveis historicamente baixos”. Segundo ela, no mês de janeiro o número de detenções pela Patrulha de Fronteira na fronteira sudoeste, com o México, foi de pouco mais de 6.000 e esse é o nono mês consecutivo com zero liberações de imigrantes sem documentos nos EUA.
Segundo o CBP, o número total de encontros com a CBP no ano fiscal de 2026 é de 126.234 até o momento, número 71% menor que o observado de outubro a janeiro do ano fiscal de 2025, quando foram registrados 437.675 encontros com migrantes.
Os dados divulgados apontam que a Patrulha de Fronteira realizou 6.073 detenções na fronteira sudoeste no mês de janeiro, sendo que 90% eram adultos solteiros e 56% foram detenções pela primeira vez.
Segundo dados do Projeto Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), desde o início de janeiro foram registradas 3 mortes ou desaparecimentos de migrantes na travessia da fronteira entre EUA e México, de um total de 6.665 desde 2014. Em 2025, o número foi de 160 mortes ou desaparecimentos na região.
Por Amanda Almeida, do Serviço de Comunicação











